segunda-feira, abril 23, 2012

São Bernardo inicia discussão do orçamento

21/04/2012 - PARTICIPAÇÃO
Por: Nicole Briones (nicole@abcdmaior.com.br)

De acordo com o governo, 92% das demandas levantadas em 2010 foram incorporadas ao projeto de Orçamento. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
De acordo com o governo, 92% das demandas levantadas em 2010 foram incorporadas ao projeto de Orçamento. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Plenárias do orçamento participativo começam na segunda-feira (23/04)

Começa nesta segunda-feira (23/04) a fase de plenárias deliberativas do OP (Orçamento Participativo) de São Bernardo. As audiências terão como meta recolher as principais demandas e propostas dos moradores para serem inseridas na Peça Orçamentária. A primeira etapa preparatória reuniu aproximadamente 4 mil pessoas, nas 20 regiões da cidade.
De acordo com o governo, 92% das demandas levantadas em 2010 foram incorporadas ao projeto de Orçamento. “O fato de as pessoas saírem de suas casas e irem discutir os rumos da cidade precisa ser valorizado, ainda mais para interferir na peça-chave, que é o Orçamento. Creio que vamos ter novamente um alto número de participação”, avaliou a secretária de Orçamento Participativo, Nilza de Oliveira.
As plenárias deliberativas vão de 23 de abril até 19 de maio (veja tabela ao lado com a primeira semana de reuniões). Ao todo, serão 20 encontros. As preparatórias tiveram como meta esclarecer como funciona a elaboração do Orçamento. “Apenas reforçamos o que a população já sabe, desde 2009 já vínhamos fazendo e as lideranças já entendem bem o processo. Essas preparatórias impulsionam a participação nas deliberativas e qualificam a formação do Conselho Municipal do Orçamento”, afirmou a secretária.
As plenárias deliberativas resultarão na escolha de três demandas por região e uma que será geral da cidade, podendo incluir obras ou projetos. A primeira região a receber audiência será a Zona Leste e a última etapa será na região Pós-Balsa. Em geral, a maioria das intervenções trata de reformas de unidades básicas de saúde, pavimentação de vias, reformas de praças e construção de acessos.
“É muito importante a participação da população. Além de um espaço pedagógico, é uma forma de se acompanhar e interferir na administração pública”, ressaltou Nilza. A primeira reunião deliberativa do OP será no dia 23, às 19h, na Emeb Aldino Pinotti (rua dos Vianas, 2.399), no Jardim Farina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.