terça-feira, abril 03, 2012

Grupo discute estatuto para reforçar setor de ferramentaria

O Grupo de Trabalho (GT) de Ferramentaria vai discutir e aprovar, nesta segunda-feira (2), o estatuto da entidade criada para defender empresas de pequeno e médio porte que atuam na região. O objetivo da entidade, chamada Arranjo Produtivo Local (APL) Ferramentaria, é incentivar a produção dessas empresas, afetadas pelo câmbio favorável à entrada de produtos do exterior.

Além das montadoras que absorvem a maior parte da produção da região, o grupo passou a estabelecer relações com setores de petróleo e gás, defesa, ferrovias, energia eólica, tecnologia da informação e linha branca.

Esta será a 5ª reunião do GT, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O encontro será às 9h, no 11º andar, no Paço Municipal de São Bernardo. Além do secretário, estarão presentes a secretária de Desenvolvimento Econômico de Diadema, Solange Ferrarezi, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Associação Brasileira de Fundição (Abifa), empresários e entidades ligadas ao setor.

Além do estatuto, o grupo deve aprovar o Regimento Interno do APL Ferramentaria, formado por empresas que fazem ferramentas e moldes utilizados, principalmente, pela indústria automobilística do ABC.

Por conta da redução na demanda em razão do câmbio favorável à importação, principalmente de produtos asiáticos, uma das saídas encontradas pelos fabricantes foi fortalecer os negócios por meio da associação com outras empresas do segmento, desenvolvendo tecnologias e equipamento e fazendo a cooperação entre o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.