sexta-feira, abril 27, 2012

Evento do PT debate aliança com DEM e PSD em S.Bernardo

  (nicole@abdmaior.com.br)

Encontro do partido deve firmar aliados que despertam críticas em algumas alas petistas

Marcado para este sábado (28/04), o encontro municipal do PT deve ter como destaque a negociação entre o partido para a aceitação das siglas DEM e PSD oficialmente como aliados. A meta é convencer algumas alas do PT que tem se posicionado contra a permanência do DEM na base que acompanha o atual prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, na candidatura à reeleição.

De acordo com o presidente municipal do PT, Wanderley Salatiel, a tendência é de polêmica em torno do assunto, mas a aliança deve ser preservada. “Esta será a grande discussão interna, mas estamos caminhando para manter a aliança. Não há motivos para não tê-los como aliados”, avaliou.

Para Salatiel, a atuação do DEM na base aliada da Câmara tem justificado a manutenção da parceria. “Eles têm nos ajudado muito no Legislativo. Existem partidos que estão lá em cima com o governo e não fazem o que o DEM já fez. Não há motivos para tirá-los da base”, argumentou.

O encontro municipal, que marcará a homologação da candidatura de Marinho à reeleição, também discutirá as diretrizes para o plano de governo petista e a atuação dos vereadores da base. O evento apresentará ainda os 51 candidatos a vereador pelo PT de São Bernardo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram convidados para participar do encontro, mas não confirmaram presença.

Vice - Uma das mesas do evento deve abordar o destino da vaga à vice na chapa majoritária, mas a expectativa é de que o assunto não avance até as convenções. Há uma tendência forte de que o cargo fique com o PMDB, já que o regimento interno do partido – que será votado no encontro – propõe que as chapas sejam formadas seguindo a orientação nacional. Atualmente, o PMDB ocupa a vaga de vice com Michel Temer no governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Em São Bernardo, o vereador Tunico Vieira é um dos principais cotados.

“A discussão do vice será construída com a coligação, que tem cerca de 20 legendas. Por isso prolongaremos até as convenções”, afirmou Wanderley Salatiel. Apesar da chapa pura já ter sido descartada por Marinho, o presidente da sigla ainda considera a hipótese. A orientação é de que a decisão seja do diretório municipal.

O encontro ocorrerá no Salão Nobre da Universidade Metodista, em São Bernardo. O evento vai das 8 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.