terça-feira, abril 24, 2012

Moradores do Jardim Farina querem reformas em UBS e Emeb


 
 
Moradores do Jardim Farina querem reformas em UBS e Emeb
O auditório da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Aldino Pinotti, no Jardim Farina, ficou lotado na primeira plenária do Orçamento Participativo (OP) 2013 de São Bernardo do Campo, realizada na noite desta segunda-feira (23/4). A assembleia reuniu mais de 800 pessoas, sendo 636 credenciadas com direito a voto.

No início dos trabalhos, o prefeito assinou, na presença dos participantes, a ordem de início de serviço para construção de uma EMEB no Parque São Bernardo, demanda eleita pela região como prioridade no OP de 2010. A obra possibilitará a criação de 488 vagas de Educação Infantil, para crianças de zero a cinco anos.

Dentro das propostas eleitas durante o encontro estão as reformas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Baeta Neves e da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Bernardo Pedroso, no mesmo bairro. A terceira demanda para a região foi um projeto executivo para urbanização do Núcleo Pai Herói e Nova Baeta Neves. Para a cidade, a população elegeu a elaboração de um estudo de um anel viário que interligaria várias regiões do município.

A aprovação das demandas, no entanto, não significa que estarão automaticamente contempladas no orçamento de 2013. Elas serão analisadas e decididas pelo Conselho Municipal do Orçamento.

Na ocasião, o prefeito salientou que o processo do OP na cidade, no qual a população, junto com o governo, define como e onde serão investidos os valores da arrecadação da cidade, não é uma obrigação, mas um ato de cidadania. "A melhor forma de fazer um governo é com a participação da população", destacou.

Os participantes credenciados elegeram para representante da região, com 81 votos, Sinval Gentil Caetano, morador do Núcleo Mininha, no Jardim Industrial. Ele afirmou que o próximo desafio, agora, é lutar para que as prioridades eleitas na sua localidade sejam incorporadas ao orçamento da cidade.

Funcionamento – O processo de participação cidadã no orçamento de São Bernardo organizou a cidade em 20 regiões. A metodologia consiste na eleição de três demandas por região onde acontecem as reuniões e uma para todo o município. Além disso, durante as plenárias serão eleitos os conselheiros e representantes de cada região para o acompanhamento e fiscalização do OP. Os conselheiros serão responsáveis em definir quais os projetos que entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, terão a função de compor as comissões regionais de acompanhamento da fiscalização das obras e serviços.

A próxima plenária deliberativa do Orçamento Participativo de São Bernardo acontece nesta terça-feira (24/4), a partir das 19h, no Ginásio Poliesportivo do Centro de Convivência Mariana Benvinda da Costa, que fica na Rua Aureliano de Souza, 01/06, no Bairro Ferrazópolis.

A programação completa das plenárias deliberativas do Orçamento Participativo pode ser acessada no site da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.