quarta-feira, abril 04, 2012

Experiência de SBC em Saúde Mental é considerada exitosa em encontro

A experiência da Prefeitura de São Bernardo do Campo na implantação de uma rede de atenção à saúde mental foi uma das 30 iniciativas selecionadas pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) como uma política pública exitosa. A escolha ocorreu durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado semana passada, em Brasília.

Ao todo, disputaram 40 municípios brasileiros. O júri considerou aspectos como a pertinência da boa prática e a possibilidade de replicação por outros municípios.

São Bernardo inscreveu o trabalho "Reinventando a vida em situações de grande vulnerabilidade e uso de drogas", no qual relata a construção da rede de cuidados a usuários de álcool, crack e outras drogas e a egressos de hospital psiquiátrico. A ação tem como proposta produzir autonomia e ressocialização dos usuários dos serviços de saúde mental, baseada no tripé "tratamento, moradia e geração de renda".

Para a execução dessa tarefa, são desenvolvidos projetos terapêuticos individualizados e a articulação em rede intersetorial. A estrutura utilizada para atendimento envolve o Consultório de Rua, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, Caps III 24 horas, um Caps Álcool e Drogas Adulto e outro Infantojuvenil, quatro residências terapêuticas para ex-pacientes de hospital psiquiátrico, um núcleo de geração de renda e duas repúblicas terapêuticas para adultos e para jovens em uso abusivo de álcool e outras drogas.

As unidades básicas de saúde, de pronto-atendimento e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também integram a rede de cuidado integral à saúde. Um vídeo de cinco minutos, que relata a experiência de São Bernardo na área de saúde mental, foi exibido no encontro da Frente Nacional de Prefeitos e pode ser acessado no site www.youtube.com, com o título "Reinventando a vida em situação de grande vulnerabilidade e uso de drogas".

As experiências selecionadas farão parte de uma publicação organizada pelo Instituto Pólis, a ser lançada em breve, e ainda serão expostas na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20. O evento ocorrerá de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.