terça-feira, abril 17, 2012

Com a presença do ex-presidente Lula, prefeito inaugura 1º CEU de São Bernardo do Campo

O prefeito de São Bernardo do Campo inaugurou neste sábado (14), o Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa, o primeiro da cidade. Também participaram do evento o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Marta Suplicy, idealizadora do modelo educacional quando foi prefeita de São Paulo, e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

O nome do CEU é uma homenagem à mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia, que também prestigiou o evento ao lado de familiares. O centro educacional zera o déficit de vagas da educação infantil na região da Vila São Pedro, Vila Esperança, Jardim Irajá e adjacências.

Muito emocionado e sem perder o bom humor, o ex-presidente Lula lembrou aos presentes que, se tivesse juízo, não iria falar. No entanto, destacou em seu discurso que o chefe do Executivo está revolucionando a educação de São Bernardo.

"Quando vemos uma escola como essa sendo entregue à população de uma região tão carente, percebemos o quanto esse prefeito está trabalhando para transformar a nossa cidade. Todo governante tem que governar com o coração e aqui isso é uma realidade", elogiou Lula.

Para prefeito, que ao assumir o governo em 2009 encontrou um déficit de quase 12 mil vagas na rede de ensino do município, política educacional se faz com planejamento e investimento pesado não só em equipamentos, mas também em capacitação e valorização dos profissionais que atuam nessa área.

"Assumimos o compromisso de acabar com a fila de espera e o estamos cumprindo. Esse CEU que entregamos à população vai aliar conhecimento, cultura e lazer aos alunos e toda a comunidade do entorno. Até o fim da gestão, criaremos mais 17 mil vagas em nossa rede", enfatizou.

O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que quando dirigiu a pasta esteve em São Bernardo para assinar a ordem de serviço para o início da obra, destacou a qualidade do complexo educacional e afirmou que esse modelo deveria ser um exemplo a ser seguido por todas as prefeituras do Brasil. "O conceito de CEU foi implementado pela Marta Suplicy quando foi prefeita de São Paulo e logo se transformou em sucesso com aprovação de pais, alunos e comunidade beneficiada. Em São Bernardo, educação é levada muito a sério e o resultado não poderia ser diferente, uma vez que tem uma secretária de Educação muito competente", ressaltou Haddad.

Escola e comunidade – O CEU Regina Rocco Casa atenderá 5.168 crianças de 0 a 10 anos e zera a espera por vagas no ensino infantil (crianças de 0 a 6 anos incompletos) na região da Vila São Pedro. As 2.800 crianças do ensino fundamental foram transferidas de outras escolas da região. Ele é um complexo educacional, esportivo e cultural que será aberto, futuramente, à comunidade, inclusive aos fins de semana.

O centro educacional une ampla estrutura em uma área verde aliada ao acesso a tecnologias modernas para o ensino infantil e fundamental. O projeto pedagógico segue a mesma diretriz da rede municipal de ensino.

Além das 112 salas de aula para 184 turmas, o equipamento reúne teatro, quadras poliesportivas, ginásio de ginástica artística, ateliê de artes e ciências e, futuramente, na mesma área, o Estádio de Atletismo.

O CEU integra à comunidade atividades de ensino digital. Os estudantes utilizarão lousas interativas com sistema multitoque, mesa digitalizadora para a conversão de objetos em imagens digitais e netbooks.

Além do CEU Regina Rocco Casa, São Bernardo inaugura até o fim deste ano mais três unidades: Celso Daniel, no Bairro Cooperativa; Silvina e Parque Hawaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.