quarta-feira, abril 04, 2012

São Bernardo utiliza quebra-cabeça na luta contra o mosquito da dengue

 
A possibilidade de chuvas fortes neste mês de abril tem preocupado as autoridades de saúde. Diante disso, a Prefeitura de Bernardo do Campo está usando nova estratégia na divulgação das medidas de prevenção, por meio da distribuição de jogos de quebra-cabeça alusivos à prevenção da dengue. O brinquedo está sendo entregue desde fevereiro a alunos das escolas municipais de educação infantil e fundamental de bairros que fazem divisa com municípios vizinhos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também a participantes de eventos esportivos e de lazer.

São em torno de 100 mil jogos com 16 peças cada, com material imantado (com ímã), podendo inclusive ser fixado na geladeira. A imagem do quebra-cabeça é uma criança com um vaso de flor e um mosquito da dengue próximo. O título é: "Vamos acabar com a dengue!. O mosquito gosta de viver em água limpa e parada.", e é direcionado principalmente a crianças a partir de 5 anos de idade.

A iniciativa visa fortalecer ainda mais o trabalho de prevenção à dengue realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo ao longo de todo o ano, e que já tem apresentado resultados bastante positivos. Entre as ações para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, se destaca a vistoria nos domicílios para a identificação de focos do mosquito, intensificada desde janeiro nos bairros Rudge Ramos, Paulicéia, Taboão e Baeta Neves, que fazem divisa com outros municípios.

Desde novembro do ano passado, vários profissionais de saúde estão sendo capacitados para que identifiquem precocemente os casos suspeitos de dengue, cuja notificação deve ser imediata para que as ações de bloqueio nas áreas próximas sejam realizadas rapidamente. Sempre que um caso suspeito é comunicado, as ruas da vizinhança recebem a visita dos agentes de controle de vetores para a busca de criadouros do mosquito.

A chefe da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses afirma que está esperançosa quanto à diminuição dos casos de dengue no município, mas lembra que o período mais crítico é o que se aproxima. "Neste mês deveremos ter mais períodos chuvosos, situação propícia para a proliferação do mosquito da dengue. Além disso, no ano passado, o mês de abril foi o que apresentou maior número de casos, 38 ao todo, o que nos faz permanecermos em alerta", comenta.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, até 26 de março último foram confirmados oito casos importados (fora do município) e dois autóctones (contraídos na cidade). Em 2011, foram registrados 88 casos importados ao longo do ano, sendo 49 apenas no primeiro trimestre. No ano passado, surgiram 92 casos autóctones, sendo 41 deles apenas nos três primeiros meses do ano.

Cuidados - Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás e soro caseiro.

Prevenção:
- Tampe bem a caixa de água com um pedaço de tela ou meia fina;

- Tire a água dos pratinhos de vasos de plantas e coloque areia até a borda;

- Guarde garrafas e vasilhames com a boca para baixo;

- Deixe a tampa dos vasos sanitários sempre fechada;

- Evite entulho e lixo;

- Trate a água da piscina com cloro. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque um quilo de sal no ponto mais raso;

- Retire a água acumulada das lajes;

- Coloque areia em todos os cacos de vidro nos muros que possam acumular água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.