quarta-feira, abril 25, 2012

Prefeito assina Ordem de Serviço para início das obras da UPA Silvina/Ferrazópolis


 
 
Prefeito assina Ordem de Serviço para início das obras da UPA Silvina/Ferrazópolis
O prefeito de São Bernardo do Campo assinou nesta terça-feira (24/04), a ordem de serviço para o início das obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Silvina/Ferrazópolis, que ficará instalada na Rua José Fornari, 509. As intervenções serão iniciadas nesta quarta-feira e a previsão é que o novo complexo seja entregue até o final de julho. Com previsão de prestar 300 atendimentos diários, a UPA beneficiará cerca de 150 mil habitantes, oriundos dos bairros Ferrazópolis, Silvina/Montanhão e Parque Selecta.

Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou que ao final do mandato a rede de saúde pública estará completamente transformada. "Restará a reforma e ampliação de 15 Unidades Básicas de Saúde para o ano que vem, mas com recursos garantidos para este processo. Desta forma, a partir deste complemento, poderemos ter cidade no Brasil com uma rede igual a nossa, melhor não", garantiu o chefe do Executivo.

Demanda do Orçamento Participativo 2010, a nova UPA, que terá 988,35 m² de área construída, em um terreno de 1.346 m², será totalmente climatizada e informatizada, e contará com laboratório de análises, eletrocardiograma, exames radiológicos, salas de medicação e nebulização. Também disponibilizará farmácia 24 horas com fornecimento de medicamentos gratuitos para os usuários atendidos no local e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que também terá funcionamento ininterrupto.

Novos leitos - Somados a essas melhorias, a UPA vai dispor de oito leitos de observação adulto e outros quatro pediátricos. Haverá ainda uma sala vermelha, com mais dois leitos, dotada com equipamentos de UTI para estabilização de pacientes graves até a remoção para um hospital de referência, além de quatro consultórios, sendo dois de clínica e dois de pediatria.

Já a equipe de profissionais que prestará atendimento de qualidade à população será composta por dois médicos clínicos e dois pediatras (em turno de 12 horas), dois enfermeiros plantonistas (em turno de 12 horas) e um enfermeiro diarista (8 horas), assistente social, farmacêutico e auxiliares de farmácia e trabalhadores de apoio.

O secretario de Saúde revelou que em razão do local em que a nova UPA será instalada, a unidade terá um diferencial. "Estamos preocupados com o trânsito local e, por isso, será necessário um recuo em frente à unidade. Desta forma, ao invés de ser construída no térreo, o que seria mais fácil e rápido, ela será elevada e o estacionamento de veículos ficará na parte inferior."

Para a unidade ser viabilizada, foi necessária a demolição dos escombros de um antigo posto de gasolina que existia no local, limpeza e plantio na encosta e a construção de um muro de arrimo na parte lateral.

A UPA Silvina/Ferrazópilis será a última a ser inaugurada pela Prefeitura, completando a rede de nove UPAs na cidade. Atualmente, São Bernardo já conta com as UPAs Vila São Pedro, Demarchi/Batistini, União/Alvarenga, Riacho Grande, Baeta Neves e Pauliceia/Taboão. A inauguração da UPA Rudge Ramos está prevista para 17 de maio e a Alves Dias/Assunção, marcada para 19 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.