quarta-feira, abril 25, 2012

Banco de Alimentos triplica volume de produtos para entidades assistenciais

Banco de Alimentos triplica volume de produtos para entidades assistenciaisO Banco de Alimentos de São Bernardo do Campo está recebendo, desde o final de março, doações mensais da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Com essa parceria, a Prefeitura praticamente triplicou a quantidade de legumes, verduras e frutas entregues gratuitamente a 71 entidades assistenciais do município. Hoje, são beneficiadas cerca de 20 mil pessoas. A intenção da Administração é aumentar esse número para 40 mil.

Depois do acordo, o estoque do Banco de Alimentos mais do que dobrou, passando de 10.085 Kg em março para 23.661 Kg em abril. O programa também recebe produtos de empresas, bem como de moradores. Os alimentos doados são inspecionados de modo a garantir a qualidade.

De acordo com a responsável técnica do Banco de Alimentos, um pequeno problema superficial, como uma maçã machucada, pode inviabilizar a comercialização do produto. No entanto, o alimento ainda está bom para o consumo e possui valor nutricional. "Só são descartamos alimentos vencidos e enlatados, cuja lata esteja amassada ou estufada, pois pode causar intoxicação alimentar", disse.

Os mantimentos são retirados no Ceagesp, até três vezes por semana, pelo Banco de Alimentos, que realiza a análise e triagem. Em seguida, os alimentos são distribuídos, todos os dias, gratuitamente às entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade, de acordo com as suas necessidades de consumo.

O Lar Escola Jesuê Frantz, que tem unidades nos bairros Paulicéia e Taboão, depende das doações para atender cerca de 460 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos em situação vulnerabilidade social. "Graças ao Banco de Alimentos fornecemos aos jovens uma alimentação saudável, que muitas vezes eles não podem ter. Os alimentos são de boa qualidade e tudo é reaproveitado, não há desperdício", disse a supervisora do serviço social da instituição, Rita de Cássia Oliveira Souza.

O Banco de Alimentos também pretende ministrar ainda neste semestre, às instituições atendidas, treinamentos teóricos (palestras) e práticos (oficinas culinárias) direcionados à manipulação, aproveitamento integral dos alimentos (utilização de partes não convencionais como cascas, folhas e talos) e o consumo adequado. O objetivo é combater a desnutrição e subnutrição.

Doações – O Banco de Alimentos recebe doações do comércio e de moradores e as distribui para pessoas atendidas por entidades assistenciais da cidade. Alimentos não perecíveis - como arroz, feijão, leite em pó, óleo ou macarrão - podem ser doados no próprio Banco, que fica no Galpão B da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), na Avenida Redenção, 271, Centro. Informações pelo telefone 4126-3704.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.