quarta-feira, abril 04, 2012

Dia Mundial da Conscientização do Autismo será lembrado com diversas ações

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado no dia 2 de abril, até esta quinta-feira (5/4), a Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza ações voltadas à divulgação de informações sobre a doença, esclarecimento de dúvidas, além de buscar abrir espaço para troca de experiências entre as famílias com filhos autistas e, principalmente, combater a discriminação.

A programação teve início no sábado (31/3), com a distribuição de materiais explicativos sobre o assunto na Praça Santa Filomena, na região Central. Nesta quarta-feira (4/4), das 10h às 12h, e das 15h às 17h, haverá oficinas e brincadeiras no Parque Salvador Arena, localizado na Av. Caminho do Mar, 2.980, em Rudge Ramos.

Para encerrar a Semana da Conscientização do Autismo, no dia 5 de abril, às 18h, haverá a palestra Autismo – Atendimento e Inclusão, no Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos). Para falar sobre o tema, foi convidada a doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela USP, Maria Eugênia Pesaro.

Autismo - O autismo é uma alteração mental que afeta a capacidade de comunicação e de socialização, dificultando o estabelecimento de relacionamentos. As pessoas diagnosticadas como autistas também têm alterações de comportamento, ou seja, não respondem apropriadamente aos estímulos ambientais. O autismo aparece de forma geral nos três primeiros anos de vida e acomete uma pessoa de cada 110 nascidos vivos. Segundo dados da ONU, a doença afeta 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.