segunda-feira, abril 02, 2012

São Bernardo ultrapassa duas mil moradias construídas com a entrega de mais 356 apartamentos

"Hoje um antigo sonho pelo qual lutávamos há mais de 20 anos se tornou realidade. Não tenho palavras para descrever o quanto estou feliz." Essa afirmação reflete bem o sentimento da moradora Creuza Gaspar da Silva, nova moradora do Conjunto Habitacional Três Marias, no Bairro Cooperativa, ao receber as chaves de um dos 356 novos apartamentos entregues na manhã deste sábado (31/3), pelo prefeito de São Bernardo do Campo. Com mais essa entrega, o município chega à expressiva marca de 2.024 moradias construídas pela atual gestão em parceria com o Governo Federal.

Dos 356 novos apartamentos, 112 são destinados às famílias do conjunto Três Marias, 84 do Jardim Esmeralda e 160 do Conjunto Nova Silvina. O investimento nos três conjuntos totaliza R$ 174,4 milhões.

Para o prefeito, este é um momento histórico para a cidade, já que o número de moradias entregues é maior do que a soma de todas as unidades produzidas anteriormente pelas outras administrações. A meta do Governo é concretizar mais de 5,2 mil unidades habitacionais até 2013.

"O que estamos fazendo hoje na cidade representa o nosso compromisso de resgatar a dignidade dos direitos de homens e mulheres, proporcionando moradia digna e de qualidade para famílias de São Bernardo que viviam em condições totalmente precárias", ressaltou o chefe do Executivo.

Presente na solenidade, a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, destacou o trabalho na área habitacional que a Administração vem realizando e lembrou que os recursos disponibilizados pelo Governo Federal são investidos na cidade porque São Bernardo tem política e projetos muito bem definidos para sanar o déficit de moradias acumulado ao longo de anos.

O empreendimento do Conjunto Habitacional Três Marias foi iniciado em setembro de 2009 e irá contemplar 1.236 apartamentos, dos quais 964 já foram entregues. As famílias que receberam as novas unidades são oriundas dos assentamentos precários no Sítio Bom Jesus, Divinéia, Pantanal e Jardim Ipê. O contrato firmado contempla ainda a execução de toda a infraestrutura necessária e de equipamentos públicos, como um Centro Comercial, Centro de Reciclagem (para apoiar as famílias reassentadas que têm atividades comerciais nos seus imóveis ou que vivem de reciclagem) e uma praça. Além disso, no local será implantado o Centro Educacional Unificado (CEU) Celso Daniel, com recursos da Secretaria de Educação, previsto para ser inaugurado ainda neste semestre.

No Jardim Esmeralda, cuja obra está em andamento desde junho de 2010, serão construídas 564 unidades habitacionais. Desse total, 248 já foram entregues e atendem às famílias da própria área que foram removidas e estavam inseridas no Programa Renda Abrigo. A intervenção inclui ainda a reforma do campo de futebol Corintinhas, a construção de um centro comercial no local e a implementação de um parque com a recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) de nascente e margem de córrego.

Já o projeto do Conjunto Habitacional Nova Silvina prevê a construção de 540 apartamentos, dos quais 360 já foram entregues. A obra está em andamento desde junho de 2010 e atenderá famílias oriundas de assentamentos precários e que residiam em situação de risco. O projeto também prevê um centro comercial, áreas de lazer, bem como a regularização fundiária das unidades e trabalho social com as famílias.

Compra de móveis – Os moradores do Conjunto Três Marias puderam conhecer neste sábado (31/3) o primeiro apartamento decorado para exposição com móveis produzidos pela indústria moveleira local. A iniciativa, inédita da Administração e do Grupo de Trabalho (GT) do Setor Moveleiro, integrado por cerca de 80 lojistas da Rua Jurubatuba, irá proporcionar financiamento junto às lojas do setor para equipar as moradias com móveis de qualidade, sob medida e por intermédio de uma linha de financiamento da Caixa Econômica Federal.

A ideia é que em todas as entregas de chaves das unidades seja instalado um protótipo de apartamento mobiliado, que incluirá até três opções de preços a um custo mais acessível que o ofertado no mercado, além de maior qualidade e condições de decorar o imóvel de forma planejada. A proposta prevê descontos de no mínimo 25% sobre o preço à vista de qualquer móvel exposto nas lojas que aderirem a este protocolo, ou de 15% sobre o preço a prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.