quarta-feira, abril 04, 2012

Preparatória do OP na Vila São Pedro destaca importância da população na gestão da cidade

O secretário-adjunto de Orçamento e Planejamento Participativo de São Bernardo do Campo destacou, na segunda-feira (2/4), durante reunião preparatória do Orçamento Participativo (OP), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Irmã Odete Maria Ramos Pinto, a importância da participação da população na gestão da cidade.

Segundo ele, o debate público de propostas faz com que São Bernardo tenha, de fato, participação cidadã e que, juntos, governo e sociedade decidam onde e como os recursos serão aplicados.

Em 2010, ano em que foram realizadas as plenárias deliberativas, 92% das demandas eleitas como prioridade pela população foram incorporadas ao orçamento do município. "Só com planejamento e organização foi possível realizar esse processo", afirmou o secretário-adjunto.

Cerca de 120 moradores participaram da preparatória. Esta foi a 14ª reunião, das 20 programadas pela Prefeitura até 14 de abril.

O objetivo dos encontros é explicar como se dará o processo participativo neste ano e mobilizar a população para que compareça às plenárias deliberativas, que começarão a partir do dia 23 deste mês.

Fazem parte da região da Vila São Pedro nove bairros, como Vila Santana, Vila Mariana, Alto da Bela Vista, Vila Esperança, Jardim dos Químicos, Pedreira e Jardim Tiradentes.

De acordo com o conselheiro eleito da região, Marcos de Oliveira, a experiência foi trabalhosa, mas ao mesmo tempo gratificante. "Esse processo do Orçamento Participativo está transformando o pensamento de todos os envolvidos", disse, lembrando que a participação nas plenárias deliberativas é muito importante para que, mais uma vez, sua comunidade se faça ouvir.

A reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Pedro foi uma das demandas eleitas na região como prioridade. A obra já foi concluída pela Prefeitura.

Próxima reunião – A próxima reunião preparatória do OP será realizada nesta quarta-feira (4), às 19h, no Centro de Referência do Idoso (CRI), na Avenida Redenção, 271, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.