segunda-feira, abril 23, 2012

Parque Estoril ganha galeria de arte e circuito radical de bike

 
 
Parque Estoril ganha galeria de arte e circuito radical de bike
O Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, ganhou, na manhã deste sábado (21), mais duas atrações turísticas, o circuito radical de bike para a prática do freeride - modalidade para transpor obstáculos e saltos -, e uma galeria de arte permanente ao ar livre com nove obras de artistas renomados no cenário internacional.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de São Bernardo do Campo, que o percorreu as obras de arte expostas em diversos locais do parque, a bordo de um trenzinho turístico, na companhia do vice-prefeito, do curador da exposição, Jacopo Crivelli Visconti, e do diretor de assuntos regulatório e institucional da Comgás - empresa responsável pela doação das obras, Carlos Eduardo de Freitas Brescia.

A exposição faz parte do projeto Obra Viva – Esculturas no Parque Estoril. As esculturas de arte contemporânea brasileira foram desenvolvidas especialmente para o local, com o objetivo de transformar o parque em uma galeria de arte ao ar livre, provocando uma reflexão a respeito do uso do espaço e da interação do indivíduo com o meio ambiente.

"São Bernardo ganha muito com essas obras, que tornam a paisagem mais agradável e convidam a população a interagir e descobrir a arte", declarou o prefeito.

Para o curador da exposição, Jacopo Crivelli Visconti, o mais interessante dessas obras está em convidar as pessoas a interagir, sem necessidade de um conhecimento prévio sobre arte contemporânea.

O projeto foi viabilizado com apoio do Ministério da Cultura e tem patrocínio da Comgás.

Circuito de bike – O Circuito Radical de Bike, que também foi inaugurado pelo prefeito neste sábado, é composto pelo gate de largada (o palanque de largada) e oito obstáculos: North Shore, Duplo com Mesa, Wall Ride lado direito, Wall Ride lado esquerdo, Step-up, Rampa de lançamento com mesa, North Shore com Drop-off no final e Big Curve. O percurso, projetado e construído por engenheiros e pilotos da modalidade, pode ter dois níveis diferentes de dificuldade, para ciclistas iniciantes ou mais experientes.

A pista, única desse tipo na região, tem 250 metros de extensão e poderá ser utilizada pelo público em geral mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20, que dará o direito de usar o espaço o dia todo. Haverá, ainda, um operador nessa pista, responsável pela organização dos pilotos. É necessário uso de equipamentos de segurança (capacete, luva e joelheira) e assinatura de um termo de responsabilidade para a prática do esporte na pista.

Existe, ainda, uma pista mirim, para crianças a partir de três anos, que tem aproximadamente 20 metros de extensão.

Segundo um dos engenheiros, Rui André da Costa Câmara, não existe no Brasil pista com todos esses obstáculos de freeride juntos. "O pessoal que usa esse tipo de pista geralmente precisa viajar pelo menos 100 km para conseguir achar uma pista e poder saltar pelo menos duas rampas."

O freeride é uma modalidade que consiste em transpor obstáculos e saltos, que surgiu na década de 80 na Califórnia, nos Estados Unidos, e veio para o Brasil no final dos anos 90.

O Parque Estoril fica na Rua Portugal, nº 1.100, acesso p/ km 29,5 da Via Anchieta, no Bairro Estoril. Informações pelo telefone 4354-9087.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.