segunda-feira, julho 25, 2011

São Bernardo promove o Dia Mundial do Combate a Hepatites Virais - (25/07/2011)

Para comemorar o Dia Mundial do Combate a Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo realizará uma campanha de prevenção no dia 28 de julho (quinta-feira), das 8h às 16h. A ação será coordenada pelo Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais da Prefeitura do município.

As atividades serão sediadas no Ambulatório de Especialidades Médicas I, localizado na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Centro. Este ano, o programa irá oferecer testes de triagem sorológica para as hepatites B e C a todos os usuários que comparecerem na unidade nesta data.

Segundo a técnica de Prevenção do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), interessados sobre prevenção, transmissão ou informações sobre complicações e consequências da patologia poderão participar de palestras e receber materiais educativos. Haverá ainda distribuição de preservativos.

Para a redução da transmissão do vírus da hepatite B será disponibilizada a vacina aos pacientes que realizarem a testagem e nunca foram imunizados. A imunização é feita por meio da aplicação de três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Para a hepatite C ainda não existe vacina, sendo necessário ficar atento às medidas de prevenção.

Em 2010 foram notificados 216 casos de hepatite B e 220 de hepatite C. Do início deste ano até o momento já foram notificados 123 casos novos para o vírus B e 103 do vírus C. Por mês, são atendidos em média 164 pacientes. Este ano já foram cadastrados 986 novos usuários. A demanda ocorre por busca espontânea ou encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A equipe do CTA orienta e previne sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), além de realizar exames sorológicos para as hepatites B e C, sífilis e HIV. Também disponibiliza o teste rápido para HIV, preservativos e gel as populações de maior vulnerabilidade. O atendimento é individual, sigiloso e confidencial.
Serviço - O Ambulatório de Especialidades Médicas funciona na Avenida Armando Italo Setti, 402, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 4126-9888 ou pelo e-mail coassbc@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.