terça-feira, julho 19, 2011

Prefeitura retira três toneladas de lixo das margens da Billings em mutirão de limpeza (18/07/2011)

Em apenas cinco horas de atividade, 150 voluntários recolheram cerca de três toneladas de lixo das margens da represa Billings. O mutirão de limpeza foi realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio das secretarias de Gestão Ambiental e Transportes e Vias Públicas, na região do Parque Ideal.

Do local foram recolhidos todo o tipo de lixo, como garrafas PET, roupas, embalagens, louças e até vasos sanitários. A limpeza foi a primeira etapa para a recuperação ambiental da área, que receberá reflorestamento com o plantio de 4 mil mudas a partir do dia 20 de julho, em um esforço para melhorar a qualidade ambiental do Grande Alvarenga.

Para o secretário de Gestão Ambiental, Gilberto Marson, a participação e a conscientização da população são de fundamental importância para o sucesso desse trabalho. "Sem a colaboração da comunidade, essa luta não teria sentido. É através da educação socioambiental continuada que conseguiremos garantir a qualidade da nossa água", destaca.

Conforme o Censo 2010, os bairros às margens da Billings, em São Bernardo, ganharam 20 mil novos moradores entre 2000 e 2010. Para o representante da Sociedade Amigos do Bairro Parque Ideal, Amarildo Reis, o mutirão mostra de perto o problema para a população. "O trabalho de conscientização ambiental é muito importante, pois evita que toneladas de detritos sejam jogadas nas margens da represa. É necessário que a comunidade participe não só da limpeza, mas principalmente mantendo o espaço limpo e preservando a água, que é essencial para a vida", destaca.

O evento contou com a participação da comunidade do Grande Alvarenga e de algumas entidades ambientalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.