terça-feira, julho 12, 2011

PREVENÇÃO - 12/07/2011


Vacinação contra o sarampo continua em São Bernardo

A campanha de vacinação infantil contra o sarampo foi prorrogada em São Bernardo do Campo nas 32 Unidades Básicas de Saúde do município. Como a cobertura vacinal ficou abaixo da meta mínima de 95% - foram vacinadas 57 mil (94,22%) do universo de cerca de 60,5 mil crianças de 1 a 6 anos de idade -, a Secretaria de Saúde estendeu o prazo para os pais e responsáveis levaram seus filhos para receber a dose. 

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, a cobertura ficou abaixo do esperado, principalmente na faixa etária de 6 anos (69,26%). Nesse sentido, a Secretaria de Saúde chama a atenção dos pais e nas escolas para a necessidade de comparecerem a unidade mais próxima e imunizar as crianças. 

Já quanto a paralisia infantil (poliomielite), a cidade superou a cobertura esperada (100,34%) e a campanha está, portanto, encerrada. Pelo menos 51.913 crianças menores de 5 anos receberam a vacina Sabin - contra a pólio. A população nessa faixa etária estava estimada inicialmente em 51.738 crianças. A chefe da Vigilância Epidemiológica acredita que a meta ficou acima da expectativa porque crianças de outros municípios devem ter se vacinado em São Bernardo.

Gripe – Também prossegue a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) voltada às gestantes e às crianças que ainda não retornaram para receber a segunda dose. "Somente com a segunda dose a criança está protegida contra a gripe, portanto ressaltamos a necessidade de se conscientizar pais e responsáveis", frisa.

A ação deve continuar até o final do mês por não ter atingido a meta de 80% de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde no grupo das grávidas. Do universo de 10.742 gestantes, foram vacinadas 5.724, atingindo somente 53,29% da cobertura. 

A vacina protege contra dois tipos de gripe - sazonal e Influenza A H1N1 -, popularmente conhecida como gripe suína. 

As pessoas que não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS mais próxima. Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas pelo telefone 4128-7744.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.