sexta-feira, julho 22, 2011

Diagnóstico precoce da hanseníase conta com apoio de agentes de saúde - (21/07/2011)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo promove o atendimento e ações de capacitação e de conscientização sobre a hanseníase por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase. Desde o ano passado, o serviço ganhou um reforço significativo com o início da capacitação dos agentes comunitários das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A proposta ainda este ano é estender a orientação aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e aos novos agentes comunitários contratados após a ampliação das equipes, totalizando 1.115 agentes. A finalidade é mostrar que a doença é de fácil diagnóstico, que existe tratamento e que só há transmissão quando se convive muito tempo com o paciente.

Além disso, quando solicitados, os profissionais do Programa também orientam a comunidade e realizam ações educativas, além da promoção da Semana de Prevenção da Hanseníase, que acontece todos os anos em outubro.

Em 2010, foram notificados 33 novos casos enquanto que, apenas neste primeiro semestre, já foram feitos 32 novos registros.

Atualmente, o programa faz, em média, 130 atendimentos por mês. O tratamento dura de 6 a 12 meses, dependendo da classificação da doença.

O Ambulatório de Especialidades Médicas funciona na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Centro. O horário de atendimento do Programa de Controle da Hanseníase é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. O telefone é 4126-9800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.