terça-feira, julho 26, 2011

Tuberculose resistente é tema de Fórum em São Bernardo


Os técnicos dos Programas de Controle da Tuberculose da região do Grande ABC e especialistas das áreas de Saúde e Direito reúnem-se nesta quarta-feira (27/7), a fim de discutir as dificuldades quando a doença se torna resistente aos medicamentos.Resistência microbiana ao tratamento da tuberculose: um enfrentamento jurídico e aspectos bioéticos é o tema do fórum que será realizado das 8h às 13h, no anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425, Jardim do Mar).

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões e pode ser transmitida por meio da tosse, fala e espirro. Os principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, febre baixa, emagrecimento, suores noturnos, fraqueza e falta de apetite. A tuberculose pode ser prevenida com a aplicação da vacina BCG nas crianças a partir do nascimento. Recomenda-se também proteger a boca e o nariz com a mão sempre que tossir ou espirrar, manter a casa e o local de trabalho sempre bem arejados e iniciar o tratamento rapidamente e sem interrupções. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o 19º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos no mundo. 

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose de São Bernardo do Campo promove atendimento de todos os casos de tuberculose e faz orientação social, reinserção profissional, grupos de orientação aos pacientes e grupos de tratamento aos dependentes químicos, entre outras atividades. 

Atualmente, o controle da patologia foi aperfeiçoado com a descentralização do serviço para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e com a busca ativa nos domicílios feita pelos agentes comunitários de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.