segunda-feira, maio 28, 2012

São Bernardo prorroga vacinação contra a gripe até dia 1º de junho

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 1º de junho nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo do Campo. A Secretaria de Saúde do município estendeu a ação por mais uma semana, seguindo orientação do Ministério da Saúde, por não ter atingido a meta de 80% de cobertura estipulada pelo governo federal. A vacina protege contra dois tipos de gripe sazonal e contra a Influenza A H1N1 (gripe suína).

No município, a imunização continua abaixo do esperado, principalmente em relação ao grupo das gestantes, que até o último dia 22 registrava apenas 41,35% (3.412) da população estimada em 8.252 mulheres para receber a dose da vacina.

Até o momento, 6.207 crianças entre seis meses e um ano e 11 meses receberam a primeira dose da vacina, o equivalente a 58,63% de um total de 16.503 crianças a serem imunizadas no município, de acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica. Foram imunizados 42.501 idosos (54,54%) do total de 77.921.

Grávidas, crianças de seis meses a um ano e 11 meses e pessoas acima de 60 anos são consideradas de maior risco para contrair a doença e ter complicações graves. Posteriormente, a campanha deverá se estender a outras parcelas da população.

Também recebem a vacina neste momento trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas, como cardiopatias, insuficiência cardíaca, asma, fibrose cística, fibrose pulmonar, enfisema, nefropatias, cirrose, hepatites crônicas, hemoglobinopatias, HIV/Aids, câncer, diabetes, imunodeficiências congênitas, distrofia muscular e obesidade mórbida.

Pessoas sem condições de se locomover até a UBS devem solicitar a vacinação em casa, fazendo o agendamento na unidade mais próxima de onde mora.

A imunização será em dose única, com exceção das crianças, que devem receber duas doses, sendo a segunda aplicada 30 dias após o recebimento da primeira. O endereço das UBSs pode ser acessado no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br). Mais informações pelos telefones 4128-7745 e 4128-7758.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.