terça-feira, maio 08, 2012

Movimento Limpa Brasil coleta 22 toneladas de materiais recicláveis

Movimento Limpa Brasil coleta 22 toneladas de materiais recicláveisCerca de 1,8 mil moradores de São Bernardo do Campo participaram neste domingo (6/5) do movimento Limpa Brasil Let´s do it!. A ação, que teve o apoio da Prefeitura, teve o objetivo de incentivar a entrega pela população do lixo reciclável em um dos 21 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) – entre os 205 existentes no município – e nos quatro Ecopontos de construção civil da cidade. De acordo com os organizadores da atividade, em apenas seis horas foram arrecadadas 22 toneladas de material reciclável. Essa é a primeira vez que o movimento acontece na cidade.

A abertura do Limpa Brasil foi realizada no Ecoponto instalado no Bairro dos Casa e teve a participação de cerca de 100 funcionários do Banco do Brasil, instituição apoiadora do evento. De lá, os participantes se dividiram em três grupos e percorreram algumas ruas do bairro, orientando a população sobre a importância de reciclar e recolhendo lixo descartado irregularmente.

Para ajudar a mobilizar a população a participar da ação, a Prefeitura de São Bernardo disponibilizou cerca de mil agentes comunitários de saúde, que atuaram ao longo da semana em suas comunidades informando sobre o Limpa Brasil.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, a ação enfatizou a importância da reciclagem do lixo para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida no município. "Hoje, das 700 toneladas de lixo produzidas diariamente na cidade, reciclamos menos de um por cento. Nosso objetivo é que, em quatro ou cinco anos, isso seja ampliado para dez por cento", afirmou. "Além disso, pretendemos incluir os catadores nesse processo, aumentando a renda dessa categoria", completou.

Mouzart Leandro, 27 anos, morador do Bairro Demarchi, viu com bons olhos a ação de educação ambiental. "É importante cuidarmos da nossa cidade. Precisamos fazer a nossa parte e este evento foi uma boa oportunidade para isso", destacou.

O dia de mobilização foi encerrado no Parque Chácara Silvestre, onde os visitantes puderam acompanhar a declamação de poesias e shows com violeiros. A apresentação faz parte do programa Culturas Populares Tradicionais na Chácara, realizado pela Secretaria de Cultura.

Movimento

O Let´s do It! é um movimento internacional que nasceu na Estônia e já foi realizado em outros 20 países. No Brasil, a iniciativa foi trazida pela empresa de comunicação Atitude Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.