terça-feira, maio 15, 2012

São Bernardo comemora Dia Internacional da Doação de Leite Humano


As mães doadoras de São Bernardo do Campo, que contribuem com o Banco de Leite do Hospital Municipal Universitário (HMU), receberam uma visita inusitada nesta segunda-feira (14). Para marcar o Dia Internacional da Doação de Leite Humano (19), funcionários do hospital e mães receptoras foram às residências de dez doadoras levar lembranças – flores artesanais e bombons – e agradecer pelo ato de cidadania. O HMU é referência na região do ABC para a realização de partos prematuros de alto risco.

Além disso, a Prefeitura irá realizar até 19 de maio (sábado) a semana de sensibilização para marcar a data, comemorada oficialmente neste dia. Para incentivar as novas mães a participarem e ampliar a capacidade do estoque do Banco de Leite, a equipe e um grupo de voluntárias promovem ações de sensibilização interna no hospital. A campanha de conscientização para a captação de novas doadoras de leite se destina principalmente às mães que acabaram de dar à luz no HMU e permanecem à espera da liberação dos filhos.

Para a dona de casa Ana Paula Gonzaga Vieira, mãe da pequena Ana Carolina, internada há sete meses no hospital, após nascer prematura devido a um problema de má-formação, a atitude das doadoras ajuda a salvar vidas. "Estou aqui na casa de uma das doadoras para agradecer pessoalmente. Se não fosse essa iniciativa, não sei se minha filha estaria tendo essa melhora. Daqui a um mês ela deve retornar para casa", declarou.

Para suprir a necessidade e manter um estoque de segurança do alimento no Banco de Leite é preciso pelo menos 300 litros por mês. Atualmente, o espaço detém um volume total de 150 litros doados por 110 voluntárias, que beneficiam 97 bebês por mês.

De acordo com a responsável pelo Banco de Leite do HMU, Nerli Pascoal Andreassa, em períodos como o inverno e férias, o estoque sofre queda de até 30% em relação a outras épocas do ano. "Além da produção de leite cair naturalmente, as mães também tiram menos leite devido ao frio. Por isso, é importante reforçar as campanhas", afirma.

Como doar – Além de ser uma grande fonte de proteínas e calorias, o leite materno contém anticorpos que protegem a criança contra infecções até os dois anos. Para doar, as mulheres devem produzir leite em excesso, não serem portadoras do vírus HIV ou terem tido sífilis, rubéola ou hepatites. A coleta é feita pela própria doadora em seu domicílio. Semanalmente, a equipe do HMU vai à residência da voluntária recolher a doação. O material necessário para a coleta do leite é fornecido pelo hospital.

O Banco de Leite Humano fica no Hospital Municipal Universitário. O endereço é Avenida Bispo César D’Acorso Filho, 161, Rudge Ramos. O telefone é 4365-1480.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.