quarta-feira, maio 30, 2012

Prefeito participa da III Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência



O prefeito de São Bernardo do Campo participou, na manhã desta segunda-feira (28), da abertura da III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Bernardo do Campo. Cerca de 250 pessoas da sociedade civil e de entidades que representam o setor participaram do evento, realizado nesta segunda-feira (28), no auditório Sigma da Universidade Metodista, no bairro Rudge Ramos.

O encontro contou com palestra sobre o tema Um olhar através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios, ministrada por Carlos Ferrari, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, que faz parte da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Para o chefe do Executivo, a etapa municipal é muito importante para avaliar o que foi feito até o momento na cidade e discutir as ações futuras. "Esse debate ainda é muito recente no Brasil, mas tem evoluído bastante. Ainda há muito que avançar no processo, mas o nosso município já tem criado condições para isso por meio de diversas ações intersecretariais", afirmou.

O chefe do Executivo destacou como exemplo a criação do Departamento de Políticas Afirmativas, que articula as políticas e ações entre secretarias para a superação de situações de violação de direitos e inclusão de idosos, pessoas com deficiência e mulheres em situação de vulnerabilidade, além de promover políticas voltadas à igualdade racial e o respeito à diversidade sexual. O departamento faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Conferência – Essa é uma das etapas de realização da III Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, prevista para ser promovida até o fim deste ano. O órgão acompanha e avalia o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, esporte, lazer e política urbana dirigidos a esses grupos.

Nesta etapa municipal, são eleitos os 12 delegados e as 32 propostas que serão encaminhadas para discussão na etapa regional, realizada em 13 de junho, em Barueri. Até dezembro, também ocorrerão conferências estadual e nacional.

O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.