terça-feira, maio 15, 2012

Rebaixamento da Lions vai melhorar o fluxo de veículos entre o ABC, SP e Santos

A obra de rebaixamento da Avenida Lions, no Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, que será entregue no próximo sábado (19), às 15h, irá melhorar o fluxo de veículos e facilitar o acesso da região do ABC à cidade de São Paulo, à Baixada Santista e ao trecho Leste do Rodoanel. Com a intervenção, uma das obras viárias mais importantes do município, a Avenida Lions passa a ter três faixas de circulação nos dois sentidos da pista expressa e outras duas em cada sentido nas vias marginais.

O trecho rebaixado, com cerca de 7,5 metros de profundidade e 730 metros de extensão, vai possibilitar a separação do tráfego de passagem do fluxo local, pois eliminou os cruzamentos em nível com as avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi e com a Rua Brasil. Com isso, o motorista deve diminuir sensivelmente o tempo de espera nos semáforos.

A via expressa, rebaixada, será utilizada prioritariamente pelos motoristas para o acesso à Via Anchieta, Paulicéia, Corredor ABD e Diadema. E no sentido contrário, para acesso a Santo André, Avenida do Estado e Rodovia Presidente Dutra. As vias marginais destinadas ao trânsito local também trarão grande benefício, pois facilitarão o acesso à região Central de São Bernardo, Rudge Ramos e adjacências.

De acordo com o secretário de Transportes e Vias Públicas, o fluxo de passagem na Avenida Lions estava conflituoso com o tráfego local, o que contribuía para os frequentes congestionamentos. "Após a inauguração, a obra irá permitir maior fluidez aos veículos no Anel Viário Metropolitano, já que eliminamos os cruzamentos em nível na via e o fluxo será contínuo, sem parada", disse.

Após a entrega da obra, os motoristas que transportam carga das indústrias da região e da Baixada Santista deverão utilizar mais a Avenida Lions, desafogando as avenidas Piraporinha, Lucas Nogueira Garcez e Pereira Barreto.

Investimento - A intervenção teve início em abril de 2010 e investimento de R$ 39 milhões, parte financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, 78 imóveis situados nas áreas adjacentes à Avenida Lions foram desapropriados. A avenida tem um volume diário médio de cerca de 40 mil veículos e beneficiará 105 mil habitantes residentes no entorno.

Tráfego local – A obra também melhora a circulação de veículos, aumentando a fluidez pela Avenida Senador Vergueiro, Rua Brasil e Avenida Vivaldi, que cruzam a Avenida Lions, beneficiando, principalmente, quem se dirige ao Centro, a Rudge Ramos e a São Caetano.

As interdições na Avenida Vivaldi, que hoje funciona apenas sentido bairro, Rua Brasil e adjacências serão reabertas junto com a inauguração da obra. A Avenida Vivaldi voltará a ter mão dupla e a Rua Brasil terá pistas apenas sentido bairro. Para agilizar ainda mais o trânsito, depois de entregue a obra, a Secretaria de Transportes irá reprogramar os semáforos, levando em conta a quantidade de veículos que passam pelas vias.

Drenagem – A Prefeitura construiu uma rede de drenagem nas pistas centrais para evitar inundações no local. A nova rede de drenagem tem uma declividade suficiente para que as águas provenientes das chuvas no trecho rebaixado possam seguir o curso por ação da gravidade, desaguando no reservatório existente sob o Viaduto Rotary.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.