terça-feira, maio 08, 2012

Saab do Brasil reafirma compromisso de continuar a investir em São Bernardo

São Bernardo deu mais um passo importante para fortalecer a cadeia produtiva na indústria da defesa e segurança na cidade e no Grande ABC.

O prefeito Luiz Marinho recebeu uma carta-compromisso do vice-presidente de Estratégia da Saab no Brasil, Dan Jangblad, do diretor da multinacional sueca no Brasil, Bent Bengt Janér, e de um grupo de executivos da companhia reafirmando o compromisso de continuar a investir no município. A empresa, que atua nos segmentos de aviação, defesa e segurança civil, já é a principal parceira da Administração na manutenção do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), instalado em São Bernardo em maio de 2011.

 Neste momento, a instituição conta com dezenas de projetos em análise em conjunto com indústrias, universidades e municipalidades como São Bernardo, Belo Horizonte e Gothenburg, na Suécia. O CISB atua nas áreas de aeronáutica, defesa e inovação urbana. A unidade tem a missão de ajudar a criar projetos específicos em determinadas áreas e facilitar na obtenção de recursos junto a bancos e financiadoras no Brasil e no exterior.

O investimento avaliado em US$ 50 milhões está previsto para um período de cinco anos. “Além do interesse em ampliar os investimentos no CISB, a Saab também pretende investir em uma unidade de produção de aeroestrutura em São Bernardo, na eventual escolha da multinacional para o fornecimento do novo avião de combate da Força Aérea Brasileira (FAB)”, cita Bent Bengt Janér. Ele comentou que a divisão se destinaria à produção de estruturas como a fuselagem, as asas e a parte traseira de aviões.

A companhia sueca é fabricante do caça Gripen e concorre com a americana Boeing, da aeronave FA-18 Super Hornet, e a francesa Dassault, do caça Rafale. O chefe do Executivo destacou a importância da visita do grupo da empresa sueca, que foi a primeira das três multinacionais a efetivamente investir na cidade por meio da implantação do CISB. “Esse ato dá continuidade a um processo iniciado em maio de 2010, quando fomos à Suécia conhecer novas tecnologias e buscar investimentos”, cita Marinho. Na época, ele encontrou-se com o ministro da Defesa da Suécia, Sten Tolgfors, que reafirmou que a SAAB terá todo o apoio de seu governo para realizar a transferência de tecnologia e os investimentos em São Bernardo, caso os caças Gripen sejam os escolhidos na licitação das novas aeronaves para o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.