quinta-feira, maio 10, 2012

Alunos de São Bernardo participarão da Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo poderão participar da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, uma iniciativa do Ministério da Educação. As inscrições devem ser feitas até 25 de maio, por meio das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). A Prefeitura está incentivando a participação dos alunos na disputa.

A atividade, que tem como proposta colaborar para melhorar o ensino da leitura, da escrita e da produção de textos dos alunos da rede pública, será voltada aos estudantes do 2º ano do ciclo II (antiga 4ª série) do ensino fundamental. São Bernardo participará na categoria "poema" e o tema deste ano é O lugar onde vivo. Cada escola deverá indicar um professor que ficará responsável pela inscrição e coordenação da produção dos textos.

De acordo com a Secretaria de Educação, essa iniciativa vai muito além de um concurso. "Para escrever os textos, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para sua cidadania", afirmou a chefe de seção do Ensino Fundamental, responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada em São Bernardo.

Envolvimento – Durante a participação na Olimpíada são desenvolvidas oficinas literárias em sala de aula e, após a conclusão dos trabalhos, as unidades escolares promovem saraus, tardes de autógrafos e diversas outras atividades para envolver as famílias e a comunidade.

Em novembro, todos os poemas serão apresentados em uma mostra no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). As melhores produções serão selecionadas para concorrer nas etapas regional, estadual e nacional, que ocorrerão até dezembro deste ano.

Em 2010, 55 escolas (77,5%), 228 professores e cerca de 7 mil alunos se envolveram no projeto, com quatro poesias classificadas e enviadas para as outras etapas do concurso. A expectativa da Secretaria de Educação este ano é superar o resultado da última Olimpíada. Devem participar desta etapa 10,3 mil alunos do 2º ano do ciclo II do ensino fundamental, distribuídos por 71 escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.