terça-feira, maio 22, 2012

Precursor italiano do movimento antimanicomial veio conhecer tratamento de São Bernardo

 
O psiquiatra italiano Pasquale Evaristo, um dos precursores do movimento antimanicomial, estará até sexta-feira (25) em São Bernardo do Campo. Ele discutiu nesta segunda-feira (21) o atendimento psiquiátrico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conhecerá ao longo dos demais dias os serviços de atenção a portadores de transtornos psíquicos e participará de discussões com os trabalhadores de saúde mental.

Pasquale Evaristo, que trabalha no Serviço de Saúde Mental de Trieste, na Itália, foi um dos discípulos do psiquiatra Franco Basaglia, iniciador do modelo que passou a substituir o confinamento nos manicômios pelo atendimento ambulatorial e pelo resgate dos vínculos sociais e familiares, agregando atividades culturais e de geração de renda ao tratamento terapêutico.

A primeira atividade de Pasquale Evaristo nesta segunda-feira foi no auditório do Centro de Reflexão de Trânsito, no qual reuniu-se com trabalhadores da atenção básica da rede municipal de saúde, ouviu o relato de alguns profissionais sobre o trabalho desenvolvido e participou da discussão sobre três casos atendidos. Também se reuniu com um grupo de agentes comunitários da UBS Alves Dias, que estão sendo capacitados na abordagem às pessoas com transtorno mental.

Nesta terça (22), às 9h, no anfiteatro do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Centro, ele terá encontro com técnicos de saúde mental. Depois, almoça com os moradores da Residência Terapêutica Masculina, do bairro Nova Petrópolis, inaugurada na última sexta-feira (18). À tarde, o psiquiatra estará na UBS Alves Dias para um encontro com um grupo de mulheres que é atendido pelos profissionais de saúde mental da atenção básica.

Na quarta-feira (23), às 9h, reúne-se com o secretário de Saúde, no gabinete da secretaria. Na quinta-feira (24) de manhã, na Igreja de Rudge Ramos, Pasquale Evaristo participa de encontro com a rede intersetorial da criança e do adolescente, que é formada por representantes de várias secretarias e órgãos públicos que desenvolvem ações voltadas aos jovens. À tarde, no mesmo local, conversará com integrantes da Associação de Usuários Mente Ativa. Por fim, no dia 25, participará da supervisão de profissionais da saúde mental no Caps Álcool e Drogas Adulto e no Caps Álcool e Drogas Infanto-Juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.