sexta-feira, maio 11, 2012

Prefeito de SBC e Sindicato dos Metalúrgicos inauguram espaço para leitura na Karmann Ghia

O incentivo à leitura chegou a mais uma fábrica de São Bernardo do Campo. O prefeito inaugurou, nesta quinta-feira (10), um ponto de leitura na Karmann Ghia do Brasil. Já aderiram ao projeto, em fase de expansão, as empresas Mercedez-Benz e Rassini NHK. Instalado ao lado da linha de produção, permitirá que cerca de 690 funcionários tenham contato com diferentes tipos de literatura.

A iniciativa busca democratizar o acesso à informação, inclusão social e formação do leitor para o exercício efetivo da cidadania. O espaço será chamado Ponto de Leitura Francisco Ernesto Kiem, em homenagem ao funcionário mais antigo da Karmann Ghia e um dos idealizadores da ação.

Para o chefe do Executivo, falar de desenvolvimento e não abordar cultura seria uma grande falha. "Em 2011, realizamos a 1ª Feira Literária de São Bernardo, a Felit, destinada exclusivamente à literatura infantil e juvenil. Foi um sucesso. Também incentivamos a leitura por meio de diversas outras ações. Portanto, estimulem os colegas a doar livros e frequentar esse espaço na fábrica", comentou.

Em São Bernardo, o Projeto Leitura nas Fábricas, realizado pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com o Ministério da Cultura, sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, dos Químicos, da Construção Civil e do Moveleiro, teve início com a instalação de dois pontos de leituras na Mercedes-Benz do Brasil, entre agosto e setembro do ano passado.

Entre as ações de incentivo à leitura na cidade destacam-se projetos como Contação de Histórias – em bibliotecas e espaços comunitários –, concursos literários, rodas de leitura e empréstimos de livros em escolas da rede municipal e espaços comunitários.

A minibiblioteca recebeu para seu acervo um kit do Projeto Leitura nas Fábricas, composto por 650 títulos, entre literatura brasileira, estrangeira, infanto-juvenil, infantil, livros didáticos, gibis, CDs e DVDs.

Eles poderão ser utilizados para leitura e empréstimo durante os horários do café, refeições ou fora da jornada de trabalho. No ponto de leitura foi instalado um computador, uma impressora, três pufes, um tapete e duas estantes.

Além disso, foi capacitado um colaborador indicado pela empresa para ser mediador de leitura, cujo objetivo principal é atuar como intermediário entre o acervo e os funcionários. A capacitação é realizada pela Prefeitura, que também faz um acompanhamento, realizado pela equipe de coordenação da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo e diretores sindicais.

O projeto está em processo de expansão e, até o fim deste ano, está previsto a instalação de novos pontos de leitura em outras fábricas de São Bernardo. O processo de escolha das unidades é construído diretamente entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a direção das empresas da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.