sexta-feira, maio 25, 2012

SBC capacita profissionais de unidades básicas de Saúde para melhorar atendimento

Dando continuidade ao programa de capacitação dos servidores, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, está realizando curso de pós-graduação gratuito para 250 profissionais de nível superior que atuam nas 32 UBSs. A iniciativa reforça a proposta da Administração de investir na qualificação dos trabalhadores de maneira a garantir a eficiência e a humanização no atendimento.

A ação se destina a médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, entre outros, que atuam nas unidades de saúde (atenção básica). O curso tem duração de 14 meses, carga horária de 400 horas e, além de aulas por meio do ensino à distância (internet) e encontros presenciais mensais, são promovidas atividades semanais nas UBSs.

A especialização inclui ainda 60 horas de estágio com atividades diferenciadas para profissionais de cada área e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O término está previsto para junho de 2013.

O curso de Especialização em Saúde da Família engloba os seguintes temas: Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Adulto, Saúde do Idoso, Saúde Mental na Atenção Básica e Atenção às Urgências e Emergências. As aulas englobam questões gerais sobre saúde coletiva, Sistema Único de Saúde (SUS) e a Estratégia Saúde da Família.

"Também são feitas discussões de temas mais diretamente relacionados ao cotidiano de produção multiprofissional do cuidado à saúde nas diferentes fases da vida, incluindo as relacionadas à saúde mental e à atenção em urgências e emergências", aponta o médico e um dos coordenadores do curso, do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Prefeitura. A ideia é futuramente estender a iniciativa aos trabalhadores de nível técnico que atuam na Atenção Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.