terça-feira, maio 22, 2012

Fórum Nacional de Habitação premia Plano Municipal de Redução de Riscos de SBC


 
O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) da Prefeitura recebeu o Prêmio Selo de Mérito 2012, durante solenidade de abertura do 59º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Brasília. O reconhecimento foi oferecido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).

Além da secretária de Habitação de São Bernardo do Campo, estiveram na cerimônia o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, os presidentes da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, Mounir Chaowiche, e do Fórum Nacional de Secretários e Agentes Públicos de Habitação, Carlos Marun. No evento, foram entregues os prêmios Selo de Mérito aos 11 projetos vencedores de vários municípios brasileiros, incluindo o de São Bernardo.

O plano, elaborado em 2009, identificou as moradias em áreas de risco, como na beira de córregos e em barrancos. A partir daí, propôs ações de prevenção para evitar perdas de vida e de patrimônio, por exemplo, pela execução de obras de correção e a remoção de famílias que residiam em áreas de grande risco, que passaram a ser beneficiadas pelo auxílio aluguel. Quase seis mil famílias foram beneficiadas com as intervenções.

Também faz parte do plano a Operação Guarda-Chuva, realizada no verão e que faz a prevenção de desabamentos por meio do monitoramento permanente das áreas de risco e a conscientização da comunidade. A Prefeitura implementou na cidade 11 Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), nos quais líderes comunitários são treinados para identificar situações de risco e orientar os moradores para se prevenir de acidentes.

"O prêmio é mais um reconhecimento do diferencial de um governo que prioriza a vida e da força que tem o trabalho intersetorial e integrado, desenvolvido não apenas no período de chuvas, mas também fora dele", afirmou a secretária de Habitação.

Outra premiação



A Operação Guarda-Chuva também foi premiada em março pelo Ministério do Meio Ambiente. O trabalho Ampliação e Efetivação da Atuação da Defesa Civil de São Bernardo do Campo na Prevenção Municipal de Desastres na Área Urbana foi eleito como a melhor prática do país na prevenção de desastres em áreas urbanas.



Faz parte da iniciativa várias medidas preventivas e emergenciais de combate às enchentes, como a Operação Informar Pra Prevenir, que orienta os moradores das 58 áreas em situação de risco por meio de materiais informativos, e a Operação Alerta Sai de Casa, que ocorre em momentos de chuvas intensas, quando famílias são orientadas sair de casa e buscar refúgio em abrigos da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.