quarta-feira, maio 02, 2012

Comunidade do Santa Terezinha elege revitalização de praça e reforma de UBS em plenária do OP

Comunidade do Santa Terezinha elege revitalização de praça e reforma de UBS em plenária do OPNem mesmo a forte chuva que caiu na noite de quinta-feira (26/4) espantou os moradores da região do Santa Terezinha que fizeram questão de prestigiar e eleger na Plenária do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo do Campo as demandas para a localidade e para o município. Cerca de 200 pessoas participaram da plenária deliberativa realizada na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prefeito Aldino Pinotti, sendo 155 credenciados com direito a voto.

Dentro das demandas apresentadas, as escolhidas durante o encontro, que serão levadas ao Conselho Municipal do Orçamento para serem deliberadas, foram a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Leblon; a revitalização da Praça Geraldo Capitânio, localizada em frente à Paróquia Santa Terezinha; e a transformação da área no entorno da caixa d’água, no Nova Petrópolis, em parque, incorporando os campos de futebol existentes no local. Essa última prioridade está condicionada a uma negociação com os usuários dos campos. E como demanda da cidade foi eleito um plano de arborização.

O prefeito salientou que a iniciativa é uma forma de conhecer os reais problemas da cidade, para que assim seja possível buscar soluções efetivas. Na ocasião, o chefe do Executivo citou o processo de transformação pelo qual São Bernardo está passando e lembrou aos presentes o quanto a Administração está trabalhando fortemente nas áreas de educação, saúde, habitação, obras, esportes, entre outras.

Eleito conselheiro da região com maioria dos votos, Vamberto Guimarães Messias ressaltou que será o canal de comunicação entre o poder público e a população. Para ele, o OP é um importante meio para levar à Administração Municipal as opiniões e sugestões dos moradores.

O processo de participação cidadã no orçamento municipal organizou a cidade em 20 regiões. Nas plenárias que serão realizadas até o dia 19 de maio, a população elege três propostas para a sua região e uma para o município. Durante as plenárias também são eleitos os conselheiros e representantes de cada região para o acompanhamento e a fiscalização do OP. Os conselheiros serão responsáveis por definir quais os projetos que entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, terão a função de compor as comissões regionais de acompanhamento da fiscalização das obras e serviços.

A próxima plenária do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo acontece nesta sexta-feira (27/4), a partir das 19h, na Emeb Professor Florestan Fernandes, na Rua Operário Luiz Pedro Magalhães, 330, na Vila Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.