sexta-feira, junho 24, 2011

SAÚDE - 21/06/2011


Saúde de São Bernardo fortalece rede de Atenção Básica
Saúde de São Bernardo fortalece rede de Atenção Básica



 
Entre as inúmeras realizações da área de Saúde em São Bernardo do Campo, merecem destaque especial o fortalecimento da rede de Atenção Básica, com a evolução da cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), bem como o reforço das equipes de agentes comunitários de saúde. A cobertura no município saltou de 21 em 2009 para 61 equipes e, até 2012, esse indicador deve chegar a 100 equipes. 

Além disso, atualmente, São Bernardo soma 1.115 agentes comunitários de saúde, o que permite a cobertura de 100% do município, contra apenas 18% em 2008. Responsáveis por prestar orientação e fazer o acompanhamento domiciliar, os agentes atuam junto às 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Hoje, a Estratégia de Saúde da Família abrange as regiões de 20 UBSs. A Saúde da Família está voltada ao desenvolvimento de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação. O atendimento abrange o acompanhamento das gestantes e do desenvolvimento das crianças, realização de exames preventivos (prevenção do câncer uterino e mama), vacinação, curativos e atendimentos de saúde bucal, entre outros. Os pacientes são atendidos ainda em situações de demanda espontânea (não programadas) através do acolhimento e do sistema de classificação de risco, que dá prioridade aos casos mais graves. 

Além das visitas domiciliares e das atividades em grupo nas UBSs e na comunidade, os agentes participam de outras ações intersetoriais, como o Projeto de Bem com a Vida, que oferece práticas corporais e de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.