quinta-feira, junho 30, 2011

HOMENAGEM AO MINISTRO DO STF - aconteceu 20/06


Em celebração dos 27 anos do Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural do município) de São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho e o secretário de Cultura e vice-prefeito, Frank Aguiar, realizaram nesta segunda-feira (20/6/2011) um ato comemorativo que contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Enrique Ricardo Lewandowski.

O ministro do STF foi homenageado pelas autoridades do município por ter sido o primeiro presidente do Compahc em 1984. A autoridade lembrou que o município de São Bernardo, assim como todo o país, possui um histórico na luta para desenvolver o respeito pelo passado. “São Bernardo tem uma história muito rica especialmente no que diz respeito às lutas pela redemocratização, um sindicalismo moderno nasceu aqui e isso teve um papel decisivo na abertura política do Brasil”, afirma Lewandowski.

Ao todo o município de São Bernardo possui 21 patrimônios tombados e mais 26 propostas que estão em andamento. Na cerimônia foram lembrados patrimônios como o Pavilhão Vera Cruz, Chácara Silvestre, Cidade da Criança, Igreja Santa Maria, Capela de Santa Filomena e o Jatobá da Vergueiro.

Patrimônios precisam ser restaurados

Apesar da ideia de preservação existente no ato de tombamento, muitas dessas memórias enfrentam problemas como depredação e má conservação. Na rua Marechal Deodoro, centro comercial do município, a capela Santa Filomena possui várias pixações e tintura desgastada. De acordo com o subsecretário de Cultura de São Bernardo e presidente do Compahc, Osvaldo Oliveira Neto, no momento o órgão está realizando uma revisão geral dos patrimônios tombados.

“Estamos contratando uma empresa pra fazer um inventário para todos os bens que não estão com tombamento definitivo e começamos o processo de recuperação de alguns bens, entre eles, a Chácara Silvestre e a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem que serão restauradas”, afirma o presidente do Compahc. Sobre a situação da Capela Santa Filomena, o subsecretário afirmou desconhecer a atual situação do patrimônio. (Colaborou Carolina Neves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.