segunda-feira, junho 20, 2011

MEIO AMBIENTE - 19/06/2011


Prefeito se reúne com moradores do Jd. das Oliveiras e diz que é possível a descontaminação do bairro
Prefeito se reúne com moradores do Jd. das Oliveiras e diz que é possível a descontaminação do bairro


A população do Jardim das Oliveiras finalmente começa a visualizar uma solução para o problema de contaminação no solo do bairro. Isso porque, na manhã deste domingo (19/6), o prefeito, acompanhado do geólogo Fernando Fernandes, da Universidade de São Paulo (USP), se reuniu com mais de 200 moradores e afirmou que é possível descontaminar o terreno do Jardim das Oliveiras sem remover as famílias que vivem no local.

Localizado em área de manancial, o Jardim das Oliveiras foi construído na década de 1990 em cima de um antigo lixão clandestino. A pedido do Ministério Público, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) realizou, em 1995, levantamento na área e constatou a existência de benzeno e de outros metais pesados no solo em níveis preocupantes. 

No encontro, o chefe do Executivo explicou aos presentes que um novo estudo será realizado pela Administração e entregue em até 60 dias com o objetivo de apontar soluções e de que forma a descontaminação do bairro poderá ser feita, uma vez que os laudos já apresentados pela CETESB e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), apenas constataram a existência do problema. 

"Vamos realizar esse novo estudo e mostrar para o poder Judiciário e ao Ministério Público que é possível descontaminar o bairro sem ter que desfazer o Jardim das Oliveiras. Assumi o compromisso com os moradores e vamos juntos encontrar uma solução. Por isso fiz questão de vir hoje aqui e explicar pessoalmente essa nossa decisão", ressaltou o prefeito, lembrando que a participação da comunidade é essencial. 

Para o geólogo Fernando Fernandes, com as tecnologias disponíveis no País, a descontaminação da área é possível. "Temos vários exemplos em nosso país e no Estado que comprovam o que estamos falando. E aqui, no Jardim das Oliveiras, é possível, sim, realizar a descontaminação sem remover o bairro e as famílias que aqui residem", afirmou. 

Durante a reunião, foi mostrado aos presentes o exemplo da Praça Victor Civita, em São Paulo, que por mais de 60 anos foi uma área utilizada como depósito de lixo, sucata e local para incineração de resíduos sólidos e orgânicos. Depois das intervenções feitas no local, o espaço se tornou um equipamento público de lazer. 

Muita atenta às explicações, a dona de casa Marinete Barros da Silva saiu do encontro aliviada. Moradora do bairro há mais de 12 anos, ela destacou que agora consegue enxergar uma luz para o problema das famílias. "Cheguei na reunião sem acreditar. Mas, depois de ouvir o prefeito e o especialista, vou para minha casa sabendo que o problema do nosso bairro agora tem uma solução. Isso é um alívio muito grande", festejou.

Esse mesmo sentimento foi compartilhado por Raimundo Odilon. Segundo ele, agora toda a comunidade está crente que o bairro não será mais demolido. "Foram anos de medo e angústia. Mas finalmente o prefeito veio até nós e sem rodeios disse que é possível uma solução sem que nossas casas sejam demolidas. Hoje é um dia de muita alegria para a comunidade do Jardim das Oliveiras", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.