segunda-feira, junho 20, 2011

PARTICIPAÇÃO - 18/06/2011


Durante última plenária do OP, Prefeito assina Ordem de Serviço para melhorias no Parque dos Químicos
Durante última plenária do OP, Prefeito assina Ordem de Serviço para melhorias no Parque dos Químicos


O prefeito de São Bernardo do Campo assinou neste sábado (18/6) ordem de serviço para o início de um conjunto de obras no Bairro Parque dos Químicos. A ação, que compreende a execução de guias e sarjetas na região, foi recebida com aplausos e muita alegria pelos mais de 500 participantes da última plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) de 2011, realizada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Arlindo Miguel Teixeira, no Jardim Laura.

A obra faz parte do conjunto de demandas escolhidas e deliberadas pela comunidade durante o OP de 2010. Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa contratada iniciará as obras na primeira quinzena de julho. 

Morador do bairro há mais de 20 anos, Antônio Aparecido Pagam fez questão de agradecer e revelou que foram décadas esperando a melhoria. "O prefeito está trabalhando pela região e nos dando a atenção devida, que outras administrações nunca deram. Com essas intervenções os moradores do Parque dos Químicos vão ganhar muito mais qualidade de vida", declarou.

Durante a plenária, o chefe do Executivo também esclareceu a situação de outras demandas escolhidas pela região durante o OP de 2010. Sobre o estudo de viabilidade de intervenção no Jardim Serro Azul, ele afirmou que foi realizada a análise confirmatória solicitada pela Companhia de Engenharia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), assim como o trabalho de levantamento sócio-fundiário. 

Já sobre outra demanda dos moradores, a continuidade da Estrada dos Alvarenga até a divisa com Diadema, foi aprovada uma carta consulta solicitando financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para o chefe do Executivo, com o auxílio das plenárias do Orçamento Participativo, é possível discutir investimentos de modo descentralizado e trabalhar para o desenvolvimento de todas as regiões da cidade. "Se eu utilizasse os recursos em obras de pavimentação na região central, certamente teria mais visibilidade, mas a nossa intenção é atender as áreas mais carentes de infraestrutura. O Grande Alvarenga demanda muitas intervenções e podem ter certeza que estamos trabalhando para encaminhar. Os desafios são enormes e por isso que a participação da população é de extrema importância". 

Muito emocionado e com lágrimas nos olhos, Joseildo Régis da Silva, morador do Jardim Ideal II, fez um depoimento comovente: "vim aqui nessa plenária de coração aberto e ciente de todo o trabalho que vem sendo realizado em São Bernardo. Muitos de nós podem até sair daqui sem estar inteiramente satisfeitos, mas negar que a cidade está sendo transformada para melhor é um tremendo erro. Acredito que muito em breve os demais bairros também terão suas reivindicações realizadas", ponderou.

Orçamento Participativo - O objetivo das plenárias deste ano, diferente do OP realizado em 2010, foi apresentar as realizações do governo, destacando as obras e serviços que foram incorporados ao orçamento a partir das demandas estabelecidas pela população. O orçamento em execução deste ano, estimado em R$ 3,5 bilhões, prevê investimento de aproximadamente R$ 504 milhões em 58 obras e serviços discutidos em plenárias de 2010 e incorporados ao orçamento de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.