quarta-feira, junho 29, 2011

MEIO AMBIENTE - 28/06/2011

Encontro de Saúde Ambiental discute integração de Políticas Públicas

Para debater formas de articulação no enfrentamento de questões de saúde ambiental, a Prefeitura de São Bernardo do Campo promoveu nesta terça-feira (28/6) o I Encontro de Saúde Ambiental, Trabalho e Desenvolvimento: Construindo Políticas Públicas Integradas. O evento, que aconteceu no auditório Celso Daniel, do Sindicato dos Metalúrgicos, reuniu 120 pessoas entre técnicos de serviços públicos nas áreas de saúde, serviços urbanos e meio ambiente da região do ABC.

O encontro abordou os desafios e questões emergentes na área de saúde ambiental no contexto da ecologia urbana. A situação atual e futura dos resíduos sólidos no município e as propostas para descarte de medicamentos na rede de saúde foram alguns dos destaques.

A programação teve início com a conferência do engenheiro agrônomo Luiz Quitério, técnico do Grupo Regional de Vigilância Sanitária da Baixada Santista, que abordou o tema Desafios e questões emergentes em saúde ambiental, sob a coordenação da chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador e do Meio Ambiente.

Na sequência, representantes das secretarias de Saúde, Serviços Urbanos e Gestão Ambiental de São Bernardo discutiram o painel Panorama das questões de meio ambiente.

No período da tarde, o encontro prosseguiu com a palestra Vigilância Ambiental, com Cássia Rangel, técnica de Vigilância Ambiental do Ministério da Saúde, quando foram apresentadas as políticas do Ministério da Saúde para a Vigilância em Saúde Ambiental.

Por fim, foi abordado o tema Descarte de Medicamentos; a Experiência de São Bernardo do Campo, que contou com a participação da chefe de divisão da Vigilância Sanitária de São Bernardo; Vanusa Barbosa Pinto, da Divisão de Farmácia do Hospital das Clínicas/USP, e da representante da Divisão de Assistência Farmacêutica de São Bernardo. A discussão foi coordenada por Sônia Lucena Cipriano, da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.