segunda-feira, junho 20, 2011

PARTICIPAÇÃO - 18/06/2011


Prefeito abre a VII Conferência Municipal de Saúde
Prefeito abre a VII Conferência Municipal de Saúde


 
O prefeito de São Bernardo do Campo abriu na noite desta sexta-feira (17/6) a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe), reuniu cerca de 800 pessoas e contou com a presença do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade. 

A proposta dos encontros é debater, elaborar e aprovar diretrizes para a política municipal de saúde da cidade, bem como propostas a serem encaminhadas para as conferências estadual e federal. O evento segue até domingo (19/6), quando Alexandre Padilha, ministro da Saúde, encerrará a Conferência com um panorama geral do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Durante as discussões, o chefe do Executivo explicou que, de 120 propostas eleitas na conferência municipal de 2009, 100 já foram incorporadas pela Administração aos serviços de saúde da cidade e 20 estão em andamento. Ele também afirmou que encontros como a Conferência, que reúnem população e Prefeitura para discutir políticas públicas, fazem parte da transformação pela qual passa São Bernardo. "No sábado (18/6), segundo dia de encontro, vocês farão um balanço das atividades na área da saúde, principalmente no município. Tenho consciência de que o nosso governo tem o papel de transformar a cidade."

A aposentada Aldemira da Cruz Pinto, de 67 anos, fez questão de participar do evento deste ano. Segundo ela, as discussões da conferência de 2009 apontaram que seu bairro, o Santa Cruz, necessitava de mais serviços de saúde, demanda atendida pela Prefeitura com a instalação na região de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. "A UPA vem suprindo a necessidade que tínhamos na área da saúde. Já usei o serviço e todos da Prefeitura estão de parabéns. Com certeza este governo vem melhorando muito a nossa cidade", disse.

Conferência - O tema central da VII Conferência Municipal de Saúde é Todos usam o SUS! Como cuidar bem das pessoas e da comunidade. Em São Bernardo, dentro desse tema, os participantes irão discutir como garantir nos serviços de saúde do município acesso e acolhimento de qualidade.

Nos encontros também serão eleitos os delegados que irão representar o município na edição regional – 36 para o segmento usuário, 18 no segmento trabalhadores e 18 no segmento gestor/prestador de serviço -, e etapas estadual e nacional, previstas para acontecer até o final deste ano. 

No sábado (18/6), as atividades seguem das 8h às 18h e, no domingo, (19/6), das 8h às 14h. O Cenforpe fica na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.