segunda-feira, junho 20, 2011

idoso - 16/06/2011


São Bernardo aborda violência contra a pessoa idosa em palestra

A fim de sensibilizar os idosos sobre os seus direitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Em São Bernardo do Campo, a data será lembrada nesta sexta-feira (17/6), às 14h, no Centro de Referência do Idoso (CRI), local onde será ministrada a palestraVelhice e Envelhecimento – A Violência contra o Idoso não pode ser Ignorada

O evento irá abordar quais os tipos de violência que o idoso pode sofrer no dia-a-dia e como fazer a denúncia. As palestrantes são a assistente social e dirigente do Centro Dia do Idoso, Maria Aparecida de Souza Rosa, mestre em gerontologia pela PUC; e a assistente social do Serviço de Atenção à Pessoa Idosa em Risco Pessoal e Social da Prefeitura, Lourdes dos Santos Pinto. Após a palestra, serão realizadas atividades culturais, como dança cigana e flamenca, além de música. 

Atualmente, São Bernardo possui 77.921 pessoas com 60 anos ou mais, sendo 12 homens e 24 mulheres com mais de 100 anos. As pessoas idosas formam 10,2% da população da cidade. 

De acordo com a diretora do Serviço de Atenção à Pessoa Idosa em Risco Pessoal e Social, muitos idosos ainda sofrem violência por não conhecerem seus direitos ou por terem medo de denunciar alguém, geralmente, próximo. Quem souber de algum caso pode denunciar no número 181, sem ser identificado. 

As denúncias também podem ser realizadas no Conselho Municipal do Idoso (Rua Redenção, 271, Centro) ou na Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (Rua Kara, 128, Jardim do Mar). Mais informações pelo telefone 4126-3700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.