quarta-feira, junho 15, 2011

HABITAÇÃO - 14/06/2011

Famílias começam a se mudar para o Conjunto Habitacional Esmeralda


Foram anos de muita espera, promessas, incertezas e angústias. Assim podem ser definidos os vários sentimentos de famílias que viviam em moradias em situação de risco e precárias no Jardim Esmeralda, em São Bernardo do Campo. Mas tudo isso agora é passado para as 60 famílias que irão morar no Conjunto Habitacional Esmeralda, que teve os 60 primeiros apartamentos entregues pelo prefeito no dia 28 de maio. As mudanças começaram na segunda-feira (13/6) e nesta quarta (15/6) todos os moradores estarão instalados em suas novas moradias.

A obra prevê a produção de 564 unidades para atender famílias da própria área que foram removidas e estão inseridas no Programa Renda Abrigo. Além da construção de moradias, o empreendimento inclui ainda a reforma do campo de futebol Corintinhas, a construção de um centro comercial no local e a implantação de um parque com a recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) de nascente e margem de córrego.

Muitos dos anos vividos pela auxiliar de limpeza Adleide Fernandes Lira na favela do Esmeralda podem ser considerados como uma verdadeira luta pela sobrevivência. Segundo ela, além do medo constante do barraco ser levado pelas chuvas, ainda tinha o problema de morar convivendo com ratos e insetos, ao lado de esgoto a céu aberto.

"É uma emoção muito grande. Só quem presenciou o que nós passamos é que tem uma noção exata da nossa felicidade hoje. Foram muitos anos de incertezas morando praticamente ao relento. Mas agora tudo isso é passado. Pode cair um verdadeiro dilúvio lá fora que vou dormir tranquilamente, sem medo de ser levada pela enxurrada", disse Adleide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.