segunda-feira, junho 27, 2011

CASAMENTO CAIPIRA - 26/06/2011

 Usuários celebram casamento de verdade na Festa Junina do CAPS III de São Bernardo

O casal Adriana Romão Paulino Amaro, 43 anos, e Valdir Carneiro, 37 anos, foi a principal atração da Festa Junina que a área de Saúde Mental da Prefeitura de São Bernardo do Campo realizou nesta quarta-feira (22/6), no Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS) Álcool e Drogas, localizado na Rua Pedro Jacobucci, 470, Centro. É que os dois aproveitaram o clima de festa para receber a benção nupcial do padre Antonio Alves da Silva, da Igreja Católica Santa Edwiges, e assim oficializar a união de dois anos.

Caracterizada como a personagem "Gisele Bucho", uma sátira bem-humorada a top model brasileira Gisele Bündchen, a noiva, que integra o grupo de palhaços Armagen, tem uma história de vida digna de filme. Ex-moradora de rua e ex-usuária de álcool e drogas, Adriana conheceu o pedreiro Valdir quando vivia em situação de rua e era dependente de álcool e crack. Foi por meio dele que ela conheceu o CAPS de São Bernardo e passou a frequentar tanto o serviço quanto a oficina de palhaços.

Valdir, que também não tinha família e morava em albergue, levou a companheira para viver com ele e a ajudou inclusive a se recuperar da dependência. Há 11 meses Adriana não usa mais drogas nem álcool e foi a primeira pessoa do grupo de palhaços, uma das atividades terapêuticas do CAPS, a sair definitivamente das ruas. Atualmente, o casal mora em uma casa alugada, o novo lar dos noivos há sete meses.

"Foi muito difícil no início, mas hoje a equipe do CAPS é minha família. Os funcionários me ajudaram a montar minha casa, me apóiam, meus padrinhos de casamento foram meus próprios colegas do grupo", comenta Adriana. Ela diz que foi através das atividades do CAPS que encontrou novo sentido para a vida. Hoje ela chega a passar até 12 horas no local, entre tratamento e ensaios.

Ex-interna de clínicas em Campinas, sua cidade natal, a ex-usuária tinha resistência em frequentar o CAPS em São Bernardo devido ao insucesso dos tratamentos anteriores. Chegou a passar por três clínicas, sem conseguir nenhum resultado. Em Campinas, ficou viúva e chegou a trabalhar como auxiliar de enfermagem e técnica de eletrocardiograma, mas acabou se envolvendo com o tráfico e presa por sete anos após ser acusada de transportar drogas da Bolívia para o Brasil.

Idealizado há 5 anos pelo psiquiatra que atende no CAPS Álcool e Drogas da Vila Euclides, o grupo de palhaços Armagen reúne 10 integrantes, todos pacientes, além do psiquiatra, que também atua como um dos palhaços, e de um dos familiares dos pacientes. Os ensaios acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h, na própria unidade, e o grupo se apresenta em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e residências de pacientes atendidos pela Saúde Mental de São Bernardo.

A oficina tem a proposta terapêutica de propor a cura pela arte e o grupo tem se apresentando em eventos públicos e teatros da cidade. As aulas contam com a assistência de uma professora com experiência na formação de palhaços.

A Festa Junina do CAPS teve direito a decoração típica dos festejos juninos e reuniu trabalhadores, usuários e familiares dos serviços de saúde mental da cidade. Foi montada uma barraca de doces, salgados e refrigerantes e várias brincadeiras foram programadas, como pescaria, tomba-lata, correio elegante, boca do palhaço e cadeia, entre outras.

Houve ainda a tradicional quadrilha e apresentações musicais. Toda a renda da festa foi revertida para as oficinas de geração de renda da Saúde Mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.