terça-feira, junho 21, 2011

COMPAHC DE SBC FESTEJA 27 ANOS - presença do ministro Lewandowski


Durante o ato comemorativo pelos 27 anos do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (Compahc), nesta segunda-feira (20/6), o prefeito do município destacou a necessidade das futuras gerações terem conhecimento e darem sequência ao debate da memória. O evento contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski.

Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou ainda que está organizando, com a ajuda do jornalista e memorialista Ademir Medici, o levantamento da história da cidade com a participação da comunidade. Esse processo foi informado à população durante as plenárias de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP). "Temos elevado os recursos para a cultura, que é insuficiente para construir a preservação da nossa cidade. No entanto, tenho estimulado a busca de patrocínios e o acionamento das leis de incentivos", disse.

Durante o evento foi realizada uma homenagem a Lewandowski, que foi eleito em 11 de setembro de 1975 como o primeiro presidente do Compahc. O homenageado relembrou momentos de sua passagem pelo Conselho. "São Bernardo tem uma história muito rica, especialmente no que diz respeito às lutas pela redemocratização com o sindicalismo moderno, que permitiu a melhora na condição de trabalho dos operários e teve um papel decisivo na abertura política do País a partir dos anos 70", disse.

Compahc - No município, a Secretaria de Cultura atua diretamente na preservação do Patrimônio Cultural, com unidades que pesquisam, coletam, armazenam, preservam e disponibilizam para a população documentos, jornais, livros, filmes, fotos e objetos que guardam a história da cidade. O Compahc, criado em 5 de junho de 1984, é o órgão de assessoramento e colaboração da Administração Municipal em todos os assuntos relacionados à proteção, conservação e valorização do patrimônio cultural. Atualmente, o conselho é formado por 12 membros da sociedade civil e poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.