sexta-feira, junho 10, 2011

PARTICIPAÇÃO - 10/06/2011


Plenária de prestação de contas do OP das regiões Demarchi e Botujuru reúne mais de 300 pessoas
Plenária de prestação de contas do OP das regiões Demarchi e Botujuru reúne mais de 300 pessoas

Vanessa Oliveira
da redação
Foto: Valmir Franzoi
 
Nem a noite mais fria do ano impediu que os moradores das regiões do Demarchi e Botujuru participassem da plenária de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) nesta quinta-feira (9/6). A assembleia reuniu 211 inscritos e mais de 300 moradores, que se mobilizaram para ouvir do prefeito de São Bernardo, secretários e técnicos do governo municipal sobre o andamento das demandas eleitas pela comunidade em 2010 e incorporadas à peça orçamentária de 2011/2012. 

Na região, que engloba 22 bairros, a população elegeu as seguintes prioridades: canalização do córrego Capuava condicionada à captação de recursos externos, projeto executivo de canalização do córrego atrás dos condomínios Morada dos Pássaros e Estados Unidos, além da revitalização da Avenida Maria Servidei Demarchi. 

No caso da canalização do córrego Capuava, o chefe do Executivo esclareceu que a documentação está em análise na Caixa Econômica Federal, com previsão de fechamento do processo licitatório neste segundo semestre. As obras de canalização do córrego localizado atrás dos condomínios estão concluídas. Já a revitalização da Avenida Maria Servidei Demarchi foi licitada e a compatibilização das intervenções está sendo negociada junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 

Para o chefe do Executivo, o fato dos moradores deixarem o conforto de suas casas para ouvir e dar sugestões sobre as ações e projetos do governo é uma forma fundamental de colaborar com a administração da cidade. "Esse processo é importante para que vocês tenham a dimensão das obras em andamento não apenas no bairro, mas em todo o município. Estamos criando condições de cidadania para a transformação de São Bernardo. As essas obras no Demarchi, por exemplo, vão agregar valor à região. Acredito que em outubro já iniciemos a canalização do córrego Capuava, um dos maiores e mais antigos problemas do bairro", apontou. 

A dona de casa Maria Aparecida Valério Lopes, 58 anos, moradora do Demarchi há 20 anos, aprova a realização das plenárias de prestação de contas. "Eu participo de todas as atividades que dizem respeito à comunidade. Já fui presidente da Associação de Moradores do Parque Terra Nova II e agora faço parte da associação do Parque Terra Nova I. Vejo que as demandas da região estão andando e espero com ansiedade para ver concluída a canalização do córrego Capuava. Quero sugerir maior envolvimento das lideranças comunitárias neste processo", comenta. 

A reunião desta quinta-feira contou ainda com a presença dos prefeitos Fernando Gorgen, de Querência, e Filemon Gomes Costa Limoeiro, de São Félix do Araguaia, ambos municípios do Mato Grosso, que vieram visitar São Bernardo. O processo de prestação de contas segue até o dia 18 de junho e totalizará 20 assembleias com o envolvimento da comunidade. A proposta é expor o conjunto de realizações da Prefeitura, com foco nas obras e serviços incorporados ao orçamento a partir das demandas aprovadas. O orçamento em execução, estimado em R$ 3,5 bilhões, prevê investimentos de R$ 504 milhões em 58 obras e serviços discutidos nas plenárias de 2010.

O próximo encontro será nesta sexta-feira (10/6), a partir das 19h, na Coordenadoria de Ações para a Juventude (CAJUV), no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), na Avenida Redenção, 271, Centro. O calendário do OP pode ser acessado no site da Prefeitura, www.saobernardo.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.