quarta-feira, agosto 17, 2011

Prefeitura implanta estufas em hortas urbanas na Vila Vivaldi e no Bairro Assunção - (15/08/2011)


A Prefeitura de São Bernardo do Campo está implantando estufas em duas hortas comunitárias da cidade, localizadas na Vila Vivaldi e no Bairro Assunção, esta última localizada dentro do terreno da Fundação Criança. O projeto piloto trata-se de uma parceria entre a Administração, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e os produtores locais, e tem como finalidade apoiar a geração de trabalho e renda e incentivar o consumo de produtos sem agrotóxicos.

São dois tipos de proteção, uma coberta com sombrite (tela de plástico) e outra com tubos de PVC e cobertura plástica transparente. A estufa com sombrite protege contra a entrada de moscas e insetos voadores e permite a entrada da luz do sol ou os efeitos da ação da chuva de maneira controlada. Já a proteção com tubos de PVC são mais indicadas para plantas menos resistentes.

De acordo com o diretor de Empreendedorismo do Trabalho e Renda, a ideia é que cada um dos produtores locais, que totalizam em torno de sete famílias, se aproprie do projeto e, a partir daí, busque implementar as ações.

As hortas comunitárias têm como objetivo resgatar uma cultura que os grandes centros urbanos perderam: o cultivo do próprio alimento. O projeto visa ainda combater a fome, promover a educação alimentar e ambiental e a requalificação de espaços Feira orgânica – Com as enchentes do início do ano, os horticultores tiveram de suspender a realização da Feira Orgânica sediada duas vezes por semana na Esplanada do Paço e na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. A ideia era retomar a iniciativa, mas como a demanda nos bairros onde estão localizadas as plantações tem sido muito grande, por enquanto os produtores não devem retornar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.