segunda-feira, agosto 29, 2011

54ª Festa de São Bartolomeo reúne 1.500 pessoas no Parque Estoril - (28/08/2011)

O prefeito de São Bernardo do Campo prestigiou neste domingo (28/8) a 54ª edição da tradicional festa de São Bartolomeo, sediada no Parque Municipal Estoril, no Riacho Grande. O evento, que reuniu 1.500 pessoas, integra o calendário dos festejos de aniversário da cidade e contou com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
A festa é organizada pela colônia italiana do município desde 1958, a comemoração é realizada com a ajuda de diversas famílias de descendentes de italianos, entre as quais Guazzelli, Bechelli, Rosa, Zoboli, Roco, Lunardi, Marotti, Tolloti, Marson, Cerchiari, Zampieri, Battistini, Capassi, Finco, Martinelli, Negri, Daneluz e Coppini, entre outros.

As atividades tiveram início com uma missa campal celebrada em italiano pelo padre Ervino Vivian e livreto em português e italiano. A ocasião contou também com exposição de aproximadamente 300 fotos antigas ampliadas de famílias tradicionais, bem como documentos históricos.

Ao término da missa, o chefe do Executivo elogiou a festa e anunciou que, a partir desta segunda-feira (29/8) terão continuidade as obras de reestruturação do Parque Estoril. "A intenção é preservar o patrimônio de nossos antepassados e aproveitar essa riqueza natural para oferecer o melhor à nossa população e turistas", destacou.

Durante o almoço comunitário houveram apresentações de música e dança do folclore italiano. Entre as atrações, figuraram o Coral Bichieri d´Doro e o cantor Roberto Santi.

A Festa di San Bartolomeo, ou Festa de São Bartolomeo, é promovida anualmente no Parque Estoril sempre no último domingo de agosto. Criada a partir da "pasquetta", festa típica italiana e das tradicionais "festas de quintal", que eram piqueniques feitos em família, o evento tomou corpo em 1957 com o início da construção da capela de São Bartolomeo localizada dentro do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.