sábado, agosto 13, 2011

Cidade de Paz leva mais segurança ao Bairro Alvarenga - (12/08/2011)


A implantação do programa Cidade de Paz no Bairro do Alvarenga, iniciado em 2009, trouxe maior sensação de segurança aos moradores do local. Exemplo disso é a significativa queda do índice de homicídio na região. O próximo bairro a receber o programa é o Montanhão, com previsão de início em setembro.

Em 2009, um ano antes da implantação do Cidade de Paz, foram registrados dez homicídios no Alvarenga, cinco no Bairro dos Casa e 114 na cidade. Os números tiveram redução expressiva logo no primeiro ano do projeto: foram dois homicídios no Bairro Alvarenga, um no Bairro dos Casa e 67 no município.

O Cidade de Paz reúne vários projetos de prevenção em um mesmo território. Um deles é o Protejo – Jovens de Fibra, um projeto que visa a inserção qualitativa de 150 jovens no território, reintegrando-os em um percurso socioformativo. Foram 800 horas de cursos, sendo 160 de oficinas de qualificação profissional, 160 de informática e 420 horas de formação integral. 

Outro projeto importante é o Mulheres da Paz. No ano passado, no Alvarenga, 300 delas atuaram na comunidade divulgando ações de favorecimento à prevenção e redução da violência no bairro, além de encaminhar os jovens que sofriam violência doméstica aos programas e serviços existentes.

Na área do esporte, cultura e lazer, dois projetos ganham destaque no Cidade de Paz: o Esporte e Lazer na Cidade (PELC) e o Tempo de Escola. O PELC oferece atividades esportivas para jovens expostos à violência e em situações de exclusão social, como basquete de rua, skate, futebol, esportes radicais, oficinas artísticas, teatro, entre outras.

No Tempo de Escola, a Prefeitura oferece atividades destinadas às crianças em horários opostos ao do período escolar, como esportes, cultura e musicalidade. Já na Praça da Juventude, a população local recebe reforma de complexos esportivos com quadras poliesportivas, campo de futebol, pistas de corrida e de skate e outros equipamentos.

Montanhão – O lançamento do Cidade de Paz Bairro do Montanhão está marcado para o dia 8 de setembro, às 14h, no Crec Vila São Pedro (Rua Santo Antônio, 300, Vila São Pedro). "Teremos atividades promovidas por várias secretarias da Prefeitura, além dos dois programas principais do Pronasci (Programa de Segurança Publica com Cidadania): o Protejo, voltado para a juventude, e o Mulheres da Paz. Criar uma cultura de paz na cidade é um esforço de todo o governo", afirma o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.