terça-feira, agosto 23, 2011

Serviço do Consultório de Rua é ampliado e passa a operar como a 1ª UBS móvel do país - (22/08/2011)

O serviço do Consultório de Rua, responsável por intervenções educativas e psicossociais nas ruas, junto aos usuários de álcool e outras drogas foi ampliado e agora passa a operar como a primeira Unidade Básica de Saúde móvel do país, já cadastrada no Ministério da Saúde. O anúncio foi feito pelo prefeito de São Bernardo do Campo, em cerimônia realizada nesta terça-feira (22/8), na Praça da Matriz.

Inicialmente, a equipe volante do serviço era constituída apenas por profissionais de saúde mental e por redutores de danos, mas agora, com o auxílio de uma Van, passará a incorporar um médico de família, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro e técnico de enfermagem.

Para o prefeito este é um trabalho difícil porque as pessoas muitas vezes estão condicionadas a viver numa determinada situação pela ausência de esperança e por diversas outras circunstâncias. "A sociedade não deseja ver pessoas morando nas ruas, então o poder público tem que fazer a mediação a partir do processo de convencimento, oferecendo políticas públicas que possam interferir nesta situação. Este programa é uma semente de esperança, um trabalho de resgatar as pessoas para se reestruturar na vida, de resgatar a cidadania e a dignidade", destaca.

Já o secretário de Saúde ressaltou a importância de São Bernardo contar agora com a primeira UBS móvel do país. "Esta é a 1ª UBS do Brasil e a ideia é trabalhar a integridade, criar o vínculo e reconstruir a perspectiva de vida da população de rua, que terá um cadastro de atendimento. A partir daí podemos valorizar a vida e a cidadania destas pessoas", destaca.

Nos primeiros dez meses de atuação, a equipe mapeou os locais onde se encontram os moradores de rua e iniciou o estabelecimento de vínculos, verificando-se que a maioria deles concentra-se na região central da cidade. Dependendo das condições clínicas do usuário, além de ofertar insumos, preservativos e medicamentos, a equipe aciona a ambulância do SAMU, providencia o encaminhamento para atendimento no Pronto-Socorro Central ou em alguma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os resultados desse trabalho já possibilitaram que alguns deles aceitassem fazer tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, este é um momento muito importante para a cidade. "Este trabalho se concretiza num momento absolutamente necessário. A Sedesc já vinha desenvolvendo um trabalho, mas não tinha toda a tecnologia para abordar usuários de drogas e álcool. Portanto este serviço completa o nosso compromisso com a cidadania das pessoas".

Serviço – Lançado em São Bernardo em outubro do ano passado, o serviço do Consultório de Rua é uma estratégia de redução de danos do Ministério da Saúde para oferecer cuidados à saúde para aqueles que não querem, não podem ou não conseguem parar de usar substâncias psicoativas. O serviço é responsável por intervenções educativas e psicossociais nas ruas, junto aos usuários de álcool e outras drogas.

Após a ampliação do programa, a articulação com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) será estreitada e novos profissionais serão incorporados à equipe multiprofissional do serviço, garantindo a atenção integral à saúde dos moradores de rua.

O Consultório consiste em uma equipe multiprofissional que faz o contato com os usuários nos pontos de consumo de drogas e lhes oferece a possibilidade de tratamento e reinserção social. O contato direto com os usuários procura atenuar a baixa procura aos serviços da rede de saúde por parte da população usuária de álcool e outras drogas em situação de rua, em especial as crianças, adolescentes e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.