sexta-feira, agosto 26, 2011

Prefeito inicia entrega de 15 mil netbooks à rede de ensino de São Bernardo - (25/08/2011)


O prefeito de São Bernardo do Campo deu início na noite desta quarta-feira (24/8), a entrega dos 15 mil netbooks comprados pela Administração para a rede municipal de ensino. A solenidade ocorreu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e teve a presença da secretária de Educação. Os equipamentos, que tiveram investimento da ordem de R$ 5 milhões, vão beneficiar os alunos entre 9 e 10 anos do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e serão utilizados pelos estudantes e professores em sala de aula com internet banda larga sem fio.

Os computadores foram adquiridos pela ata de registro do Ministério da Educação (MEC), que permite a compra dentro do programa Um Computador Por Aluno. Dessa forma, os equipamentos tiveram os preços barateados, permitindo que a Administração triplicasse o total adquirido, que inicialmente seria de 5 mil netbooks.

Com os nets, os alunos poderão desenvolver atividades de qualquer disciplina, além de realizar pesquisas e projetos com muito mais motivação. Esses equipamentos trazem, além do acesso à internet banda larga, um banco de dados com aplicativos educacionais e diversas ferramentas multimídia, levando o acesso aos recursos tecnológicos para além do Laboratório de Informática exclusivamente, transformando a escola em ambiente potencial de aprendizagem.

"A entrega dos netbooks é mais uma etapa de todo o investimentos que estamos realizando na educação de São Bernardo. Os novos equipamentos se juntam às bibliotecas interativas e aos laboratórios de informática espalhados pela nossa rede de ensino. Com esses investimentos estamos preparando nossos alunos para o futuro", ressaltou o prefeito.

O projeto também vai implementar um novo modelo de trabalho através da promoção do uso da informação de forma estratégica. Este sistema é fundamental para atender plenamente todas as demandas criadas pela política municipal de ensino, além de permitir à Secretaria de Educação atingir um novo patamar institucional.

Ainda estão incluídos nesse processo investimento em formação dos profissionais da Educação, criação de Centros de Inclusão Tecnológica (com foco no cidadão), convênios com entidades conceituadas como a Escola do Futuro da USP, PUC, entre outros. O investimento permitirá maior transparência nas ações da Educação, economia, agilidade nos fluxos, elevação da qualidade dos serviços prestados, além da inserção no processo da inclusão social, conectando informações com os gestores, colaboradores, professores, alunos e comunidade.

Segundo a secretária de Educação, os equipamentos vão ser usados pelo ensino fundamental, que totaliza cerca de 43 mil alunos, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). "A prioridade é para os alunos que vão deixar a rede municipal. Mas todos poderão se beneficiar da tecnologia", diz.

Presente na solenidade de entrega dos netbooks no Cenforpe, a diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Maria Rosa Barbosa, parabenizou a iniciativa da Administração. "Incluir mais essa ferramenta em sala de aula vai diversificar e ampliar o leque de pesquisas dos nossos alunos e professores. Toda a rede vai ganhar com os netbooks", elogiou.
Segurança – Para reforçar a segurança dos netbooks nas escolas, os equipamentos vêm programados para funcionar apenas com os códigos instalados nas unidades. Isso significa que os computadores não poderão ser utilizados fora das unidades escolares e não terão nenhum valor no mercado. "Os aparelhos só terão conexão com a rede wi-fi nas próprias EMEBs. Além disso, o equipamento não tem memória, o que faz com que todo o conteúdo seja armazenado no servidor da própria unidade escolar", reforçou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.