O Ambulatório de Osteoporose do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) de São Bernardo do Campo terá seu atendimento ampliado a partir deste mês de agosto. O serviço, que atualmente funciona às segundas-feiras, das 13h às 17h, passará a ser oferecido também às sextas-feiras, neste mesmo horário.
Com a mudança, a capacidade de atendimento irá dobrar, saltando de 16 para 32 consultas, reduzindo assim o tempo médio de espera, que atualmente é de 60 dias. O público-alvo são mulheres que já são atendidas no CAISM, encontram-se na fase da menopausa e tenham características favoráveis ao surgimento da doença.
Localizado no 1º andar da unidade, o Ambulatório de Osteoporose conta com uma equipe constituída por ginecologista, médicos residentes da Fundação do ABC e fisioterapeutas. Implantado há quase 4 anos, o atendimento antes era disponibilizado às pacientes por meio do Ambulatório de Menopausa, que também funciona no CAISM.
De acordo com o médico e coordenador do equipamento de saúde, a implementação do Ambulatório de Osteoporose ocorreu em 2009 devido à crescente demanda pelo serviço, registrada principalmente após a incorporação do exame de densitometria óssea aos procedimentos. Trata-se de um exame de radiologia que mede a densidade dos ossos, auxiliando no tratamento médico.
O coordenador aponta que entre junho e julho, uma campanha realizada em parceria com a rede de Atenção Básica da Prefeitura, Faculdade do ABC e a indústria farmacêutica Eli Lilly de triagem gratuita da osteoporose resultou em 2 mil exames que diagnosticaram 168 novos casos da doença.
Em 2010, 332 pacientes foram atendidas no ambulatório, enquanto que até junho deste ano 226 mulheres já haviam passado pelo endereço, devendo chegar a 450 até o final do ano.
Serviço – Para utilizar o Ambulatório de Osteroporose do CAISM, as mulheres precisam ser encaminhadas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Bernardo. No local, elas passam por consulta médica e realização de exames, recebem medicação adequada e fazem fisioterapia após avaliação cardiológica.
O Ambulatório de Osteoporose funciona no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que é integrado ao Hospital Municipal Universitário (HMU), e está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 45, no Bairro Santa Terezinha. O telefone é o 4335-3214.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por deixar sua opinão.