segunda-feira, setembro 26, 2011

Prefeito participa de debate sobre meio ambiente no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 24/09/2011

O prefeito de São Bernardo do Campo participou nesta sexta-feira (23/9), no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, do debate Os trabalhadores e o meio ambiente. O evento, promovido pelo deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, em parceria com a entidade, reuniu cerca de 800 pessoas e teve como alvo inserir a classe operária no contexto do tema.

Também estiveram presentes a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o cientista político e ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e a filósofa e historiadora, Marilena Chauí, que ministraram palestra sobre o assunto e convidaram o público a reflexão.

Durante o debate, que não envolveu apenas a preservação dos rios e florestas, foram abordados a legalidade das agropecuárias no País, a segurança alimentar da população, a estratégia geopolítica do setor e as condições sociais dos trabalhadores rurais. De acordo com o chefe do Executivo, a gestão da cidade é voltada para a questão ambiental, citando como exemplo, a recuperação de cinco nascentes no processo de urbanização e a criação da Lei Municipal de Saneamento Básico.

Ele ainda anunciou que nos próximos 30 dias irá assinar junto a Caixa Econômica Federal o maior projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Drenagem de combate às enchentes no Centro da cidade, com investimentos de R$ 205 milhões. A intervenção, que consiste na construção de um piscinão coberto em parte do estacionamento do shopping Metrópole e galerias de águas pluviais na Rua Jutubatuba, contará com recursos dos governos estadual e municipal.

Outra ação destacada foi o Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos de São Bernardo, que irá enfrentar os problemas com os aterros. "Gastamos anualmente R$ 17 milhões na destinação do lixo, e a empresa vencedora da Parceria Público-Privada (PPP) irá estabelecer uma política de gestão do resíduo em toda a cidade, desde a limpeza a varrição, medidas que serão avaliadas pela população", disse. O prefeito também assumiu o compromisso de implantar uma política educacional para que o consumidor use adequadamente as sacolas plásticas e faça uma destinação correta.

Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou os projetos, os novos desafios e a política ambiental desenvolvida pelo Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.