sexta-feira, setembro 09, 2011

Espaço Solidário incentiva economia e gera renda em São Bernardo - (08/09/2011)

Trinta e cinco empreendedores já participam do primeiro espaço público implantado em São Bernardo do Campo voltado especificamente para a Economia Solidária. Inaugurado há uma semana pela Prefeitura, o Espaço Solidário será muito mais que um endereço onde expositores comercializam seus produtos. A proposta é gerar renda e desenvolvimento, fomentar a economia solidária e consolidar o segmento como inclusão produtiva, como vem sendo chamado esse tipo de empreendimento pelo Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

Instalado na parte externa da Central de Trabalho e Renda (CTR), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o Espaço Solidário vem recebendo uma grande demanda de empreendedores solidários interessados em ingressar no projeto.

Complementar à política de emprego do Programa de Geração de Trabalho e Renda da Administração, a iniciativa pretende ser um centro de referência para o setor, e possibilitará uma maior integração e organização dos empreendimentos e de suas atividades. Hoje, perto de 250 empreendedores locais são apoiados direta ou indiretamente pela Prefeitura dentro desse programa entre os mais diversos segmentos.

O local será de fundamental importância ao apoio à comercialização dos produtos e serviços, bem como à organização dos grupos. O foco está em áreas como reciclagem, horticultura urbana, artesanato, culinária, costura e a recuperação de empresas falidas, entre outros.

A Economia Solidária, na perspectiva do desenvolvimento econômico e social, tem possibilitado às pessoas gerarem trabalho e renda de forma coletiva. A qualidade dos produtos e preços acessíveis são outros pontos altos.

Para a artesã Cecília Oseki, a expectativa em relação a esse empreendimento é grande. "Estou confiante e esperamos até o final do ano aquecer as vendas e aumentar o número de inscritos", aponta.

Economia solidária - É uma forma de produção de base associativista e cooperativista. Um exemplo de empreendimento solidário que recebe apoio da Prefeitura é a Associação Arte que Faz, na Vila Mussolini.O programa de hortas comunitárias, que aproveita espaços ociosos da cidade para a geração de trabalho e renda para pessoas carentes, é outra iniciativa nesse sentido, bem como as mulheres artesãs que expõem no Parque Estoril, entre outros grupos.

O Espaço Solidário funciona na área externa do prédio da Central de Trabalho e Renda, com entrada pela Rua Zelinda Zanella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.