sábado, setembro 17, 2011

Zoonoses promove mutirão de castração de cães no pós-balsa - 16/09/2011

Atendendo a uma antiga reivindicação das organizações protetoras de animais, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por intermédio da Secretaria de Saúde, está realizando um mutirão de castração de cães na região do pós-balsa, que é a área de maior incidência de abandono de animais no município. A esterilização foi iniciada no feriado de 7 de setembro e terá prosseguimento neste final de semana (17 e 18/9).

Segundo o secretário de Saúde, a Prefeitura, com o auxílio das associações de defesa dos animais, vem tomando várias medidas para garantir o bem-estar dos animais e impedir a transmissão de doenças à população. "O mutirão de castração no pós-balsa deve agora ser complementado com a intensificação das campanhas de conscientização sobre a posse responsável dos animais. A comunidade precisa entender que o abandono de animais é um risco à saúde pública", alerta.

O serviço de esterilização gratuita de cães e gatos já é feito em São Bernardo desde o ano passado. Uma clínica veterinária foi contratada para realizar esse trabalho, inicialmente com a meta de castrar 130 animais por mês. Essa cota foi dobrada em maio último, o que permitirá a castração de mais de 3 mil animais por ano.

Para a execução desse esforço concentrado, houve a participação de 12 médicos veterinários, além de vários outros profissionais de apoio do Centro de Zoonoses, além da colaboração de 16 estudantes dos 4º e 5º anos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Metodista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar sua opinão.